Destruição de grãos durante a mistura de concreto leve
A utilização de concreto leve para a produção de tijolos e peças pré-fabricadas é uma forte tendência atual. Os agregados são oferecidos em uma variedade de tamanhos de grãos, e as quantidades usadas nas formulações seguem curvas de distribuição de tamanho de partícula predefinidas. A curva de distribuição de tamanho de partícula determina as propriedades do concreto endurecido. Durante a mistura do concreto, agregados leves podem ser quebrados em pedaços menores por fricção e quando pedaços ficam presos entre a ferramenta de mistura e a parede da cuba, isso pode levar à destruição dos grãos, fazendo com que a curva de distribuição de tamanho de partícula seja deslocados e as propriedades do concreto a serem alteradas. Em misturadores convencionais de ação forçada, os processos também dependem em um grau significativo do tamanho do misturador e do tempo de mistura. Estudos mostraram que os misturadores Eirich causam menos destruição de grãos e permitem uma produção mais uniforme.
Em concretos leves, a densidade aparente mais baixa em comparação ao concreto normal é obtida através da adição de agregados leves que possuem uma alta proporção de poros de ar e, portanto, reduzem a condutividade térmica do material. Esses agregados leves podem assumir a forma de minerais naturais ou substâncias minerais produzidas sinteticamente. Entre esses agregados de ocorrência natural estão a pedra-pomes natural (a partir da qual os tijolos foram fabricados desde meados do século 19 na região da Bacia de Neuwied, na Alemanha) e escória de lava / cinzas vulcânicas. Hoje, agregados leves fabricados sinteticamente estão cada vez mais sendo utilizados; exemplos disso incluem argila expandida ou xisto expandido. A rocha natural é processada industrialmente para obter a porosidade necessária. As matérias-primas são finamente moídas, granuladas e espumadas em fornos rotativos. Como produto final temos pequenos grânulos redondos de rocha. Além de conter muitos poros de ar, eles também têm uma superfície bastante fechada, o que significa que absorvem muito pouca água. Hoje, a sucata de vidro é triturada de maneira semelhante para a fabricação de espuma de vidro, que possui uma película sinterizada particularmente densa.
Nas normas relevantes, é feita uma distinção entre concreto leve com uma estrutura densa e o concreto leve agregado, com uma estrutura aberta. No caso do concreto com estrutura densa, a curva de distribuição granulométrica pode corresponder à de um concreto normal; a única diferença é que agregados leves são usados em vez de agregados densos. Com concreto de agregado leve com estrutura aberta, que permite densidades aparentes significativamente mais baixas, o agregado é escolhido de forma que haja o maior número possível de folgas entre os grãos. Os grãos são revestidos com pasta de agente ligante durante a mistura e grudam nos pontos de contato durante a moldagem.
Quando o concreto é misturado, como primeira etapa, o agregado leve é umedecido com água – só então são adicionados o cimento e outras substâncias pulverulentas. Os aditivos líquidos são adicionados com a água restante para a mistura. O tempo mínimo de mistura recomendado para concreto leve com uma estrutura densa é de 90 segundos após a adição de todos os ingredientes, em comparação com 30 – 60 segundos para concreto normal. Está documentado na literatura que um processo de desmistura é sobreposto a cada processo de mistura, razão pela qual o tempo de mistura em um misturador convencional não pode ser estendido arbitrariamente. A melhor qualidade de mistura alcançável em qualquer situação é obtida após certo período de tempo. Se o tempo de mistura for estendido além deste ponto, a qualidade da mistura começará a se deteriorar.
Ao misturar concreto leve, a qualidade da mistura não é o único fator – também temos que olhar para a destruição de grãos que ocorre durante a mistura. Nos misturadores convencionais, as ferramentas de mistura passam perto das paredes inferior e lateral para mover todos os materiais e misturá-los no processo. Os grãos ficam presos entre as ferramentas e as paredes do misturador e são quebrados, resultando em uma mudança na curva de distribuição de tamanho de partícula e aumento da absorção de água. Este efeito também depende do tamanho do misturador (misturadores maiores requerem mais ferramentas de mistura) e do tempo de mistura. Isso só pode ser remediado até certo ponto, aumentando as lacunas entre as ferramentas de mistura e a caixa do misturador – afinal, não queremos que nada seja deixado sem misturar no fundo do recipiente de mistura.
Quando se trata de misturar concreto leve, existe outra tecnologia de mistura que provou seu valor: o sistema de mistura Eirich. No misturador Eirich, o material misturado é transportado por uma cuba giratória inclinada e a mistura é realizada por uma ferramenta de mistura em rotação rápida, que praticamente não tem contato com o fundo da cuba de mistura. Junto com um raspador de parede / fundo estacionário e duas pequenas lâminas de limpeza de fundo no rotor, por um lado, reduz significativamente o atrito e o desgaste e leva a menos destruição de grãos por outro. E como o material é totalmente misturado em uma única rotação da cuba, graças aos efeitos combinados do rotor e do raspador de fundo / parede, os misturadores intensivos Eirich realizam suas funções de mistura sem qualquer efeito de desmistura. A dependência da destruição do grão no tamanho do misturador também é bastante reduzida. Os misturadores da série ‘R’ Eirich possuem apenas uma ferramenta de mistura móvel – seja no tamanho de 1 litro ou 3000 litros. Ter menos ferramentas significa que menos material sendo misturado fica preso, resultando em menos destruição de grãos. Se houver menos ferramentas, isso também significa que o aumento da escala é significativamente mais simples.
Se você estiver interessado em saber mais, nosso centro de teste está disponível em Jandira-SP e em outras empresas do Grupo Eirich ao redor do mundo, onde as vantagens desta tecnologia de mistura superior podem ser demonstradas.
Entre em contato e saiba mais: https://eirich.com.br/contato/
Categorias
- Todas
- Agroindústria
- Alimentício
- Baterias
- Cerâmica
- CleanLine
- Concreto
- Construção
- Equipamentos
- Eventos
- Fundição
- Gustav Eirich Award
- Informativo
- Materiais de Construção
- Materiais de Fricção
- Metalurgia
- Mineração
- Misturadores Horizontais
- Moinhos Eirich
- Químico
- Recursos Humanos
- Refratários
- Siderurgia
- Sinterização
- Tecnologia Eirich
- Tratamento de superfícies
- Vidro