Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br

Revestimentos de concreto: Eirich, o melhor sistema de mistura do mercado 03/03/2021

Sem comentários

Quando se trata de revestimento de concreto, a EIRICH entrega o melhor sistema de mistura do mercado

Assim como em todas as outras áreas da tecnologia, mudanças e inovações fundamentais também fizeram seu caminho no mundo da tecnologia de mistura nos últimos 150 anos. O princípio de operação do misturador de eixo único e duplo (século 19) foi seguido por misturadores tipo ring trough (por volta de 1900), depois por misturadores planetários (EIRICH 1906), misturadores de cuba giratória (EIRICH 1924), misturadores com um rotor adicional (EIRICH 1960), e misturadores com uma única ferramenta de mistura móvel, o rotor (EIRICH 1972). Há vários anos, os fabricantes de misturadores tipo ring trough e misturadores planetários oferecem misturadores com rotores adicionais e os fabricantes de concreto frequentemente tem substituído estes tipos de misturadores com tecnologia obsoleta por um misturador intensivo EIRICH.

Misturadores para concreto são oferecidos por muitos fabricantes, quase todos eles começaram a fabricar misturadores até depois de 1950. Isso ocorre porque é quando as patentes para os sistemas de mistura ‘misturador de eixo único e duplo’, ‘misturador circular’ e ‘ o misturador planetário ‘expirou (assim como as patentes para misturadores com bandejas de mistura em forma de funil, que foram construídas por volta de 1908). Para tipos simples de concreto, misturadores com sistemas de mistura simples eram suficientes.

Nas últimas décadas, no entanto, as expectativas e demandas do setor mudaram. O concreto de alto desempenho e os requisitos crescentes em termos de qualidade da superfície dos produtos de concreto aumentaram as demandas da tecnologia de mistura. Devido à natureza do sistema usado, em todos os misturadores simples, a qualidade da mistura é limitada pelas baixas velocidades da ferramenta. A ferramenta de mistura é responsável não apenas pelas tarefas de mistura em si, mas também pelo transporte do material na cuba de mistura. Isso requer ferramentas que passem perto do fundo e das paredes. A velocidade dessas ferramentas é limitada para manter o atrito e o desgaste dentro dos limites.

Em contraste, em um misturador EIRICH a mistura e o transporte do material são mantidos separados um do outro. O transporte é realizado por meio de uma cuba de mistura giratória, enquanto a mistura é realizada por uma ferramenta que foi adaptada para a tarefa de mistura específica e é chamada de rotor. Essa separação de tarefas oferece graus de liberdade que são características únicas e distintas do design do misturador intensivo EIRICH.

O rotor agora praticamente não precisa de contato com o fundo ou as paredes, o que significa que pode funcionar tão rápido quanto necessário. Isso não apenas ajuda a fornecer qualidade de mistura de concreto perfeita, mas também mantém o tempo de mistura curto. Outro benefício: em comparação com outros sistemas de mistura, a cuba de mistura sofre desgaste significativamente menor. Embora os misturadores de concreto simples geralmente apresentem revestimentos de cerâmica, os misturadores EIRICH não exigem nenhuma proteção de cerâmica contra o desgaste. Para o cliente, isso significa expressiva economia de custos e redução do tempo de parada e reparos.

Investigações científicas realizadas por volta de 1980 em misturadores simples, mostraram que as velocidades da ferramenta (que eram chamadas de velocidade de processamento na época) de cerca de 1,5 m/s proporcionavam os melhores resultados de mistura. Aumentar esse valor para apenas 2 m/s leva a uma separação clara e à ‘desmistura’ como resultado de forças centrífugas. Com o sistema de mistura EIRICH essas limitações não existem. Graças à cuba de mistura rotativa, o material misturado é completamente movimentado em apenas uma única volta. O que resulta numa mistura sem nenhum risco de ‘desmisturar’, mesmo com velocidade de ferramenta mais alta.

Hoje, muitos fabricantes de produtos de concreto confiam na produção da mais alta qualidade, com superfícies perfeitas e, certamente, quando se trata de concreto de revestimento, eles optam pela melhor tecnologia de mistura disponível – tecnologia que, graças ao seu design, é capaz de desaglomerar otimamente e misturar todos os tipos de pigmentos e fibras.

Como o rotor no misturador EIRICH permite os melhores efeitos de mistura possíveis, nos últimos anos os fabricantes de misturadores tipo ring trough / misturadores planetários começaram a reformar seus misturadores com “rotores”. O efeito é completamente diferente – eles estão mais próximos dos agitadores e as melhorias na qualidade da mistura são modestas. Como resultado, nos últimos anos, vários misturadores ring trough, misturadores planetários e misturadores cônicos usados para concreto de revestimento foram substituídos por misturadores intensivos EIRICH.

Hoje, os misturadores EIRICH são frequentemente encontrados em fábricas construídas por outros fornecedores de misturadores. O objetivo é fornecer aos fabricantes de produtos de concreto a melhor e mais econômica solução para suas necessidades.

Para os fabricantes de produtos de concreto que desejam reduzir a quantidade de produto rejeitado devido ao misturador, o investimento em tecnologia de mistura aprimorada trará rápido retorno de investimento.

A EIRICH também pode oferecer uma variedade de conceitos de plantas para expansões e novas plantas.

Entre em contato conosco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *