Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br

Setor de agronegócio mantém otimismo e investimentos 12/02/2021

Sem comentários

Em sua Agenda 2021, a consultoria Deloitte aponta que as principais prioridades para o setor de agronegócio são criar ou ampliar programas e modernizar ou substituir máquinas e equipamentos, entre outras. Luis Otávio da Fonseca, sócio da Deloitte para o setor de Agronegócios, destaca que “grande parte das empresas sabe que, mesmo diante dos desafios apresentados pela crise da Covid-19, é preciso fazer investimentos para manter o seu negócio competitivo. Portanto, investimentos em tecnologia e modernização são prioridades para a agenda dos empresários em 2021”. Objetivos que se enquadram perfeitamente nos serviços de modernização de plantas, reforma e retrofit de equipamentos oferecidos pela Eirich. 

 E as boas notícias continuam: o mesmo estudo aponta que entre as empresas de agronegócio, alimentos e bebidas, a previsão é de o quadro de funcionários deverá aumentar em 42%. Segundo o Comunicado Técnico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que analisou os dados de 2020 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério da Economiao setor abriu 61.637 mil vagas de trabalho de janeiro a dezembro do ano passado, o melhor desempenho desde 2011, quando o saldo de geração de empregos formais foi de 85.585 mil vagas. 

Entre as atividades que mais criaram postos com carteira assinada em 2020, a soja liderou o ranking, com 13.396 vagas. Destaque também para o café (+6.284), setor onde os equipamentos da Eirich têm forte penetração na produção de blends. Na pecuária, a criação de bovinos (+11.598) e de aves (+5.993) foram as atividades que mais contribuíram para o mercado de trabalho. A CNA ainda destaca que o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio brasileiro acumulou alta de 16,81% nos primeiros dez meses de 2020, ante o mesmo período de 2019.  

O setor, aliás, também vem merecendo destaque nas projeções de agências governamentais. Em entrevista ao jornal Valor, Abdolreza Abbassian, economista sênior da FAO, a agência da ONU para agricultura e alimentação, afirmou que o Brasil continuará a ser um dos grandes ganhadores no comércio agrícola global em 2021, quando as perspectivas continuam positivas, mesmo comparadas com um ano excepcional como 2020. “Não se pode ser excelente todos os anos, mas o Brasil está com vantagens’’, afirmou o economista. 

 Hora de investir na modernização 

 Para manter a competitividade e aproveitar as oportunidades no setor de agronegócio e de fertilizantesinsumo básico para o setor, nem sempre é preciso investir em novos equipamentos. A sua modernização, que inclui o conceito de retrofit, impulsiona a produtividade em menor tempo e com custo menor, tudo de forma relativamente rápida e fácil. Muitas das máquinas usadas pelas empresas industriais ainda não atingiram sua idade de depreciação e muitas vezes não se justifica o investimento em uma nova planta industrial. 

 A maioria dos projetos de modernização ou retrofit é impulsionada por problemas de produtividade e a necessidade de expandir a capacidade de produção de uma fábrica para aumentos de volume ou para acomodar novas linhas de produção. 

 Deixe os nossos especialistas avaliarem o seu equipamento e a produção. Usamos nossa experiência para impulsionar a sua eficiência com consultoria orientada para o futuro 

 As vantagens para você: 

  •  Conversão rápida e direta para nova tecnologia 
  • Maior eficiência graças ao aprimoramento técnico 
  • Soluções sob medida 

Além disso, nossos técnicos de serviço estão disponíveis para trabalhos de manutenção regulares e oferecem suporte profissional e peças originais quando se trata de trabalhos de reparo. 

 As vantagens para você: 

  •  Maior disponibilidade da máquina
  • Alto nível de produção garantido 
  • Manutenção da confiabilidade operacional 

Novos tempos 

 A verdade é que os projetos das plantas industriais mudaram ao longo das décadas, em alguns segmentos de forma bem acentuadaPor conta disso o planejamento da modernização deve sempre começar com a avaliação dos processos. É preciso identificar todas as suas necessidades para os processos – mistura de matérias-primas, embalagem de produto acabado, fluxos de pessoas 

 É preciso entender tudo sobre a planta industrial e o que ela faz. Saiba como os especialistas da Eirich podem ajudar a sua empresa nessa jornada de modernização da sua planta industrial e aumento da produtividade.   

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *