Saiba mais sobre a cerâmica
Presentes de muitas formas no nosso dia a dia, os materiais cerâmicos são utilizados na produção de diversos produtos, desde revestimentos e pisos até pelotas de combustível nuclear. Tudo começa na mistura. Conhecidas como tradicionais ou técnicas, na construção civil as cerâmicas são usadas na fabricação de tijolos até louças sanitárias. Já a técnica está cada vez mais presente no setor médico e automotivo, por exemplo, onde é utilizada para confecção de implantes ósseos e na produção de componentes elétricos.
Os materiais cerâmicos são especiais devido às suas propriedades. Eles normalmente possuem altos pontos de fusão, baixos valores de condutividade elétrica e térmica e alta resistência à compressão. Nos materiais cerâmicos, cada matéria-prima contribui com uma determinada propriedade, como resistência a seco, plasticidade, encolhimento, etc. Portanto, por meio da seleção cuidadosa dos materiais, as propriedades desejadas são adquiridas para a produção final.
A preparação da mistura é uma etapa extremamente importante na indústria cerâmica. Área de superfície, tamanho e distribuição de partícula, forma de partícula, densidade, entre outros aspectos, cada um tem seu próprio efeito na produção. O pó e a sua mistura devem ser preparados para atender ao tamanho e formato de partícula exigidos e a outros requisitos de uma indústria específica. A moagem é feita para obter o tamanho de partícula desejada.
Cerâmica vem de longo tempo
A indústria da cerâmica surgiu há muito tempo. Mesmo há milhares de anos, era uma prática bem estabelecida em muitas partes do mundo. Hoje, existem muitas divisões dessa indústria. Cerâmicas, louças, louças sanitárias, ladrilhos, produtos estruturais de argila, refratários, blocos e porcelanas são alguns dos produtos da chamada cerâmica tradicional.
Já a cerâmica técnica é um tipo especial usado principalmente para aplicações elétricas, eletrônicas, óticas e magnéticas. Técnicas de produção avançadas são empregadas para garantir que os pós cerâmicos produzidos possuam pureza suficiente.
Vamos agora conhecer algumas das aplicações dos equipamentos que fazem parte do portfólio da Eirich na indústria cerâmica:
Produção de refratários
Os refratários são materiais cerâmicos projetados para suportar temperaturas muito altas (acima de 538 °C). Mais resistentes ao calor do que os metais são usados para revestir as superfícies quentes encontradas em muitos processos industriais.
Do simples uso (por exemplo, revestimentos de tijolo para lareira) ao sofisticado (por exemplo, escudos de calor de reentrada para o ônibus espacial), os refratários são usados para conter o calor e proteger o equipamento de processamento de temperaturas intensas. Na indústria, são utilizados para revestir caldeiras e fornos de todos os tipos (reatores, fornos, etc.).
Os misturadores intensivos Eirich garantem altos padrões de qualidade mesmo para grandes quantidades de produção, mudanças frequentes de fórmulas e consistências variadas com os mais altos padrões de qualidade, oferecendo serviços nas seguintes áreas de produtos:
- Compostos de moldagem para todos os tipos de tijolos, também como misturas quentes
- Compostos de fundição
- Compostos para tijolos leves refratários, compostos espumantes
- Produtos sem forma
- Compostos e misturas de vibração densa, fundição, compactação, pulverização
- Compostos de isolamento térmico
- Argamassa e massa de vidraceiro
- Materiais especiais
- Misturas e granulados para materiais cerâmicos óxidos e não óxidos
- Misturas para materiais de fibra cerâmica
Preparação de materiais especiais
Na indústria cerâmica, os materiais especiais desempenham um papel cada vez mais importante no desenvolvimento direcionado de produtos cerâmicos e na abertura de novas áreas de aplicação.
Oferecemos soluções combinadas com a experiência necessária para o desenvolvimento de novas aplicações com materiais especiais, como:
- Materiais de fibra – Os recursos exclusivos do misturador intensivo Eirich são particularmente úteis na preparação de materiais de fibra. Este misturador pode ser usado primeiro para a separação de qualquer tipo de fibras e, posteriormente, para revesti-las delicadamente com cargas e ligantes.
- Cerâmica de carbono
- Cerâmica reforçada com fibra
Já na produção de compostos para moldagem por injeção, um único equipamento pode homogeneizar, revestir, amassar, dispersar e resfriar, com potência adequada para produzir uma mistura intensiva e plastificação de massa cerâmica de alta qualidade. E, principalmente, os tempos de preparação habituais – várias horas – podem normalmente ser reduzidos para apenas alguns minutos.
Preparação de corpos plásticos
Os corpos cerâmicos devem ter propriedades definidas e constantes para uma perfeita deformação plástica e o uso de um misturador intensivo é essencial para formar um corpo homogêneo com alto grau de plasticidade.
O princípio de funcionamento Eirich permite:
- Mistura a seco e plastificação em uma única unidade
- Distribuição ideal de aditivos na faixa de ppm
- Mistura rápida e homogênea de componentes líquidos, mesmo em pequenas quantidades
- Correções subsequentes rápidas da umidade
- Tempos de processamento curtos com altas taxas de transferência
Oferecemos, portanto, a solução de preparação ideal para a produção de corpos extrudáveis e / ou moldáveis para muitas áreas, tais como:
- Telhas de cerâmica
- Corpos de plástico refratário
- Tijolos
- Cerâmica utilitária
- Tijolos Refratários
- Cerâmica técnica como catalisadores com base em Al2O3 ou TiO2 e materiais de alta temperatura
Conheça todas as nossas tecnologias e soluções de processamento de materiais para a indústria cerâmica, e conte com nossa experiência.
Categorias
- Todas
- Agroindústria
- Alimentício
- Baterias
- Cerâmica
- CleanLine
- Concreto
- Construção
- Equipamentos
- Eventos
- Fundição
- Gustav Eirich Award
- Informativo
- Materiais de Construção
- Materiais de Fricção
- Metalurgia
- Mineração
- Químico
- Recursos Humanos
- Refratários
- Siderurgia
- Sinterização
- Tecnologia Eirich
- Tratamento de superfícies
- Vidro