Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br
+ 55 11 4619-8900

Os principais desafios e tendências na produção de materiais para cerâmica de revestimentos 30/09/2020

Sem comentários

O desenvolvimento de novos produtos e técnicas de instalação descomplicadas impulsionaram consideravelmente o mercado de revestimentos cerâmicos. Pisos de cerâmica são apontados como soluções econômicas e ecológicas para diversas aplicações, incluindo o uso em instituições de saúde e edifícios comerciais, devido às propriedades antibacterianas, antiderrapantes e resistentes à água oferecidas pelo produto.

De acordo com a empresa de pesquisa de mercado IMARC Group, geograficamente a China representa o maior produtor de revestimentos cerâmicos, respondendo pela maioria do volume total de produção global. A China é seguida por Brasil, Índia, Espanha, Indonésia, Irã, Itália, Vietnã, Turquia e México.

A tecnologia de fabricação para a produção de materiais para cerâmica de revestimentos (em particular no que diz respeito às fases de preparação de matérias-primas, secagem e cozimento) tem passado por grandes avanços. Soluções inovadoras de processamento de insumos para a indústria cerâmica oferecem diversas vantagens, tanto para a qualidade de peças semitrabalhadas quanto dos produtos finais, assim como para a otimização do consumo de energia e gestão dos processos, em comparação com a tecnologia tradicional.

Desafios do setor

Um dos grandes desafios para o crescimento do mercado de revestimentos cerâmicos é a volatilidade nos preços das matérias-primas, cujas oscilações aumentam o capital envolvido em todo o processo de fabricação. Os custos crescentes e os desvios inesperados nos preços desestabilizam a cadeia de abastecimento e tornam difícil para os fabricantes se manterem como líderes em um mercado competitivo.

Contribuindo para enfrentar esse e outros desafios, há muitas décadas a Eirich oferece tecnologia de ponta para a preparação de matérias-primas e massas na indústria cerâmica, em especial em operações básicas de mistura e moagem fina. Grande parte dos avanços no setor cerâmico foi possível graças às nossas inovadoras soluções.

A produção de revestimentos cerâmicos exige alta qualidade na preparação das matérias-primas. Com o know-how de inúmeras instalações ao redor do mundo, a Eirich oferece soluções customizadas para diferentes características de massas. Neste processo, nos consideramos como uma parceira do cliente ao longo de toda a cadeia, desde o recebimento de matérias-primas até à entrega para a moldagem.

Desta forma, desenvolvemos plantas completas, customizadas conforme a necessidade do cliente, independentemente de se tratar de plantas novas, modernização ou ampliação. Confira alguns de nossos sistemas e soluções para a indústria cerâmica:

Misturadores intensivos para todos os tipos de materiais cerâmicos

Oferecemos misturadores intensivos Eirich com um princípio operacional exclusivo, com alta capacidade de desempenho e flexibilidade. Há muitos anos, os principais fabricantes do setor cerâmico confiam e comprovam a qualidade Eirich, tanto para processos contínuos como por lotes.

As caraterísticas específicas dos nossos misturadores intensivos são:

  • Cuba de mistura rotativa
  • Raspador fixo de fundo / parede
  • Agitador de rotação rápida, montado excentricamente em relação ao centro da cuba de mistura

Mistura, granulação e secagem em um único equipamento

Uma de nossas grandes inovações é o sistema EVACTHERM®, desenvolvido pela Eirich para a preparação, granulação e secagem de massas cerâmicas com requisitos especiais de qualidade.

O sistema EVACTHERM® pode ser utilizado, dependendo da necessidade, para ressecagem de massas e/ou produção de granulados com umidade de prensagem.

O sistema EVACTHERM® trabalha em circuito fechado, sendo, portanto, também adequado para a utilização de solventes orgânicos, bem como para o trabalho com gás de proteção e condições de proteção contra explosões.

Preparação de massas plásticas

 Para a deformação de plástico, as massas cerâmicas devem apresentar características bem definidas e constantes. A preparação intensiva é essencial para uma massa homogênea com alto grau de plasticidade. Para isso é necessário introduzir energia suficiente na mistura, especialmente na faixa viscoplástica. Apenas é possível realizar este processo com misturadores extremamente potentes, como os misturadores intensivos EIRICH, que possibilitam o processamento de materiais de diversas consistências, por exemplo:

  • Massas em argila, plasticamente deformáveis, materiais duros, água e aditivos
  • Argila moída ou grãos formados por pulverização com lama de argila
  • Homogeneização de torta de filtro

Oferecemos a solução ideal de preparação de massas extrudadas e/ou moldáveis para diversas áreas da indústria cerâmica, tais como:

  • Revestimentos cerâmicos
  • Massas refratárias de plástico
  • Tijolos
  • Revestimentos de forno
  • Cerâmica comum
  • Tijolos refratários
  • Cerâmica técnica como catalisadores à base de Al2O3 ou TiO2 e materiais de altas temperaturas

Saiba mais sobre as nossas soluções para a indústria cerâmica e garanta eficiência e qualidade das suas operações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter:

The pioneer in material processing ®

Estrada Velha de Itu, 1.500 – Jd. Alvorada – Jandira – SP – Brasil
+55 11 4619-8900 | eirich@eirich.com.br

Ver Mapa
© Eirich Industrial Ltda. Todos os direitos reservados.
Sites WP