Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br
+ 55 11 4619-8900

Como as empresas de fertilizantes estão usando a tecnologia para manter a competitividade 25/08/2020

Sem comentários

Segundo a Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal) a indústria brasileira de insumos voltados para nutrição vegetal, especializada na produção de fertilizantes especiais, teve em 2019 um crescimento de 12% nas vendas em comparação ao ano anterior. Além disso, o Brasil é o quarto maior consumidor mundial de nutrientes para a formulação de fertilizantes – os três primeiros são China, Índia e Estados Unidos. Para a associação, o bom desempenho das vendas é decorrência do expressivo e constante aumento na taxa de adoção das novas tecnologias de nutrição vegetal por parte da maioria dos agricultores, que reconhecem os impactos positivos de tais insumos no desempenho da produção.

Esse é o grande desafio: melhorar a eficiência do uso de fertilizantes. A solução está na aplicação de “mais conhecimento por hectare”, com melhores produtos fertilizantes e produtos mais direcionados à uma cultura específica, abrangendo os mais recentes conhecimentos e combinando diferentes tecnologias. Assim são as novas ferramentas que permitem avaliação em tempo real das necessidades de fertilizantes das culturas no campo que, combinadas com GPS e equipamentos inteligentes, permitem ajustar a aplicação para que as plantas sejam alimentadas de acordo com suas necessidades. A aplicação do conhecimento também ter um efeito muito positivo sobre o meio ambiente, pois a fertilização melhor e mais direcionada aumenta o crescimento das plantas e não interfere no entorno da plantação.

Mais com menos

A indústria de fertilizantes é formada por empresas que representam toda a cadeia de suprimentos, da produção à distribuição ao varejo, todas trabalhando juntas para fornecer fertilizantes aos agricultores de maneira segura, oportuna e de maneira sustentável.

Todas as indústrias estão trabalhando para fazer mais com menos. E como a produção de fertilizantes comerciais requer uma quantidade significativa de recursos, as empresas estão buscando otimizar a sua produção, com instalações e processos mais eficientes e sustentáveis.

Investimento em atualizações das instalações de produção existentes e construção de novas instalações mais eficientes oferecem oportunidades para implementar tecnologias de ponta que podem capturar emissões de carbono, atingir zero descarga de água e capturar calor residual para produção de energia.

Maquinário especializado garante espaço para inovações

A indústria de fertilizantes desenvolve continuamente produtos que atendem a uma variedade de condições específicas de cada local e cultura e que visam melhorar o desempenho do gerenciamento de nutrientes.

Um número crescente de produtos fertilizantes contém macronutrientes secundários e micronutrientes para compensar a crescente ocorrência de deficiências nesses nutrientes. Aditivos que também podem melhorar a eficiência do uso de nutrientes são cada vez mais comuns, especialmente inibidores de urease e nitrificação, agentes quelantes de micronutrientes e, mais recentemente, bioestimulantes.

Mas todas essas inovações dependem do uso de maquinário especializado, desenvolvido para atender a cada necessidade. O sistema de mistura Eirich torna possível processar fórmulas completamente diferentes na mesma linha de produção. Além disso, mudanças simples nos parâmetros da máquina no processo de granulação também tornam possível a fabricação de granulados com diâmetros diversos.

Estes granulados podem então ser recobertos com revestimentos funcionais no mesmo misturador, sem necessidade de transferi-los para outro equipamento. Para o cliente, este sistema não só pode ser usado para fabricar uma ampla gama de produtos diferentes, de alta qualidade e reprodutibilidade, mas também oferece confiabilidade para o futuro.

Outra vantagem do processo de revestimento é o fato do movimento do material na cuba de mistura impedir a formação de aglomerados mais grossos. Graças ao design do sistema, a tecnologia Eirich não requer nenhum intensificador de mistura (chopper ou desgrumador) que destrua aglomerados mais grossos e que geralmente cria componentes finos indesejáveis no processo.

Como resultado, o sistema de mistura intensiva Eirich permite a realização de uma diversidade de processos: mistura, reação, granulação e revestimento – todos em um único equipamento.

Já a tecnologia de mistura horizontal do OptimaBlend™, por seu baixo custo de operação, oferece a melhor combinação entre tempo de batelada e eficiência, aliada ao reduzido consumo de energia.

O sistema de agitação do OptimaBlend™ Eirich elimina a segregação causada pela força de gravidade, sendo extremamente suave no processamento de ingredientes frágeis e de diferentes densidades, tamanhos e formas. A fluidização é alcançada por meio da combinação entre o rotor de alta velocidade e pela movimentação de material produzida pelas pás.

O misturador horizontal de zona fluidizada Eirich garante:

  • Misturas homogêneas em menos de 60 segundos para a maioria dos produtos em pó ou em grânulos
  • Mistura de sólidos sem quebras
  • Baixo coeficiente de variação (CV <5%), mesmo ao agregar micronutrientes
  • Não cisalha e nem aquece o material
  • Adição de líquido ou recobrimento dos grânulos

Já a versão do Misturador de Pás de Zona Fluidizada OptimaIIBlend™ com 2 eixos é ideal para fábricas com espaço reduzido pois permite o aumento da produtividade mesmo nestas circunstâncias. O OptimaIIBlend™ combina baixo consumo de energia e melhor dispersão de ingredientes, promovendo misturas extremamente rápidas e homogêneas, independentemente do tamanho das partículas.

Com projeto simples e robusto, possui descarga completa, que não apenas permite a rápida saída dos ingredientes misturados, mas também a separação mínima de elementos de fácil segregação. A Eirich, com seu pioneirismo e tradição em sistemas de mistura oferece o projeto ideal para a indústria de fertilizantes minerais e organominerais.
Dispomos de um centro de testes para soluções de processos industriais que envolvem mistura, coating, granulação e reação. Elas são desenvolvidas e customizadas para cada aplicação e produto, garantindo a todos os casos a mais adequada tecnologia Eirich. Localizado em Jandira-SP, conta com estrutura de misturadores industriais e de bancada para scale-up.


Consulte nossos engenheiros para desenvolvermos juntos a melhor alternativa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter:

The pioneer in material processing ®

Estrada Velha de Itu, 1.500 – Jd. Alvorada – Jandira – SP – Brasil
+55 11 4619-8900 | eirich@eirich.com.br

Ver Mapa
© Eirich Industrial Ltda. Todos os direitos reservados.
Sites WP