Os fertilizantes minerais desempenham um papel central para alcançar o rendimento e o retorno esperado pelos agricultores e exigidos por uma crescente população mundial. Mas de onde realmente vem o fertilizante mineral? Em que condições é produzido?

Os fertilizantes podem ser produzidos a partir de uma ampla variedade de matérias-primas primárias (minerais) e secundárias (materiais residuais orgânicos e inorgânicos). Inovadoras tecnologias e equipamentos de mistura, granulação e reação para fertilizantes sólidos e corretivos de solo permitem misturar uma ampla gama de consistências e ajustar, no processo, a distribuição de grãos desejada de seu fertilizante. Em muitos casos, isso elimina etapas complexas e demoradas da preparação.

Da matéria-prima ao fertilizante sustentável

O fertilizante é uma substância adicionada ao solo para melhorar o crescimento e o rendimento das plantas. Utilizada pela primeira vez por agricultores antigos, a tecnologia de fertilizantes se desenvolveu significativamente à medida que as necessidades químicas do cultivo de plantas eram descobertas. Os fertilizantes sintéticos modernos são compostos principalmente de nitrogênio, fósforo e potássio, com adição de nutrientes secundários. O uso de fertilizantes sintéticos melhorou significativamente a qualidade e quantidade dos alimentos disponíveis hoje, embora seu uso a longo prazo seja debatido por ambientalistas.

Como todos os organismos vivos, as plantas são compostas de células. Dentro dessas células ocorrem inúmeras reações químicas metabólicas que são responsáveis ​​pelo crescimento e reprodução. Como as plantas não comem alimentos como animais, elas dependem dos nutrientes do solo para fornecer os produtos químicos básicos para essas reações metabólicas. O suprimento desses componentes no solo é limitado, no entanto, e à medida que as plantas são colhidas, ele diminui, causando uma redução na qualidade e no rendimento das plantas.

  • Matérias-primas primárias

Os fertilizantes substituem os componentes químicos que são retirados do solo pelo cultivo de plantas. Eles também são projetados para melhorar o potencial crescente do solo, e os fertilizantes podem criar um ambiente de crescimento melhor do que o solo natural e também podem ser adaptados para se adequar ao tipo de colheita que está sendo cultivada. Normalmente, os fertilizantes são compostos de nitrogênio, fósforo e compostos de potássio. Eles também contêm oligoelementos que melhoram o crescimento das plantas.

Os fertilizantes primários incluem substâncias derivadas de nitrogênio, fósforo e potássio. Várias matérias-primas são usadas para produzir esses compostos. Quando a amônia é usada como fonte de nitrogênio em um fertilizante, um método de produção sintética requer o uso de gás natural e ar. O componente de fósforo é produzido usando rocha de enxofre, carvão e fosfato. A fonte de potássio vem do cloreto de potássio, um componente primário da potassa.

Os principais componentes dos fertilizantes são nutrientes vitais para o crescimento das plantas. As plantas usam nitrogênio na síntese de proteínas, ácidos nucleicos e hormônios. Quando as plantas são deficientes em nitrogênio, elas são marcadas por crescimento reduzido e amarelecimento das folhas. As plantas também precisam de fósforo, um componente de ácidos nucleicos, fosfolipídios e várias proteínas. Também é necessário fornecer energia para conduzir reações químicas metabólicas. Sem fósforo suficiente, o crescimento das plantas é reduzido. O potássio é outra substância importante que as plantas obtêm do solo. É usado na síntese de proteínas e outros processos-chave da planta. Amarelecimento, manchas e raízes e caules fracos são todos indicativos de plantas que carecem de potássio.

  • Matérias-primas secundárias

Nutrientes secundários são adicionados a alguns fertilizantes para ajudar a torná-los mais eficazes. O cálcio é obtido do calcário, que contém carbonato de cálcio, sulfato de cálcio e magnésio. A fonte de magnésio nos fertilizantes é derivada da dolomita. O enxofre é outro material extraído e adicionado aos fertilizantes. Outros materiais extraídos incluem ferro de sulfato ferroso, cobre e molibdênio a partir de óxido de molibdênio.

Cálcio, magnésio e enxofre também são materiais importantes no crescimento das plantas. No entanto, eles são incluídos apenas em fertilizantes em pequenas quantidades, uma vez que a maioria dos solos contém naturalmente esses componentes em quantidade suficiente. Outros materiais são necessários em quantidades relativamente pequenas para o crescimento das plantas. Esses micronutrientes incluem ferro, cloro, cobre, manganês, zinco, molibdênio e boro, que funcionam principalmente como cofatores em reações enzimáticas. Embora possam estar presentes em pequenas quantidades, esses compostos não são menos importantes para o crescimento e, sem eles, as plantas podem morrer.

Embora as matérias-primas recicladas possam ter boas composições de nutrientes, elas raramente podem ser usadas diretamente para fertilizantes. Muitas vezes, eles tomam a forma de lamas, tortas de filtro, resíduos de pressão ou poeiras difíceis de se molhar.

A Eirich oferece soluções inovadoras para a produção de fertilizantes e já é considerada a parceira ideal pela agroindústria. Independentemente do tamanho do projeto, fornecemos soluções completas, desde sistemas de mistura e granulação autônomos até plantas completas para a produção de fertilizantes.

Graças à tecnologia de mistura intensiva Eirich, é possível produzir granulados com as especificações requeridas e com garantia de sua integridade mesmo ao serem transportados ou armazenados, além de reduzir os custos de processo devido à economia de recursos e otimizar o tempo realizando diversas atividades em um único recipiente.


Saiba mais como a Eirich pode auxiliar sua empresa: 55 11 4619-8908 ou clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

62º CBC 7th ICC abceram abisolo abividro abmweek abravidro agribusiness agritech agro agroindustria agronegócio agronegócios alimenticio alimentos Aproveitamento de resíduos areia de moldagem areia verde argamassa baterias bebidas bndes bndes-finame Cerâmica cerâmica de revestimentos cerâmica-técnica cerâmicos classificação coating cominuição Concreto Congresso Brasileiro de Cerâmica construção coprodutos coronavirus covid-19 descarte de resíduos diatomitos dissolução economia nos custos de produção eirich Eirich-mistura Eirich-moagem eirich-original eirichbrasil EirichGroup embalagens equipamentos equipamentos industriais eventos expomin2016 Exposibram exposibram2017 FAQ farma farmacêutico fenaf2024 fertilizante granulado Fertilizantes fertilizantes-npk fispal Fispal 2019 fispal2018 fispaltecnologia força de trabalho fundição granulação indústria 4.0 industria alimentícia indústria de alimentos indústria vidreira industria-cerâmica insdústria International Congress on Ceramics ISO 22000 ISO 9001 manutenção preventiva materiais de construção meio ambiente metalurgia micropelotização mineração minériodeferro minérios de ferro mistura mistura de fertilizantes mistura intensiva mistura-industrial misturador misturador de alimentos misturador de dissolução misturador de laboratório misturador horizontal misturador para argamassa misturador para fertilizantes misturador para refratários misturador-eirich misturador-industrial misturador-intensivo misturadoras misturadores misturadores industriais misturadorintensivovertical moagem moagem-fina modernização modernização de plantas Moinhos Eirich moinhovertical npk nutrientes OptimaBlend patente-eirich pelotização planta industrial plantas industriais processos-de-mistura processos-industriais produção qualidade da areia qualidade do molde químico reciclagem recuperação de resíduos Recursos Humanos redução de custos redução de emissões reduçãodeminérios refratários resíduos resíduos sólidos retrofit revestimentos ribbon-blender ribbonblender separação setor de mineração Setor pet siderurgia sinterização tecnologia Tecnologia de Controle Eirich tecnologia de mistura tecnologia-eirich tendências tintas towermill tratamento de superficies vidro vidro oco vidro plano vidro técnico vidros
mostrar todas as tags