Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br

Como manter o seu misturador em pleno funcionamento 13/08/2020

Sem comentários

Uma eficiente estratégia de manutenção desempenha um papel fundamental no gerenciamento de ativos industriais. O objetivo de desenvolver e implementar um programa de manutenção não se limita à realização de atividades de reparo de rotina; você deve considerar o gerenciamento adequado do estado do equipamento durante todo o seu ciclo de vida.

A Eirich tem como princípio, desde o início das suas operações em 1863, a entrega de equipamentos robustos, customizáveis, duráveis e que demandam baixa necessidade de manutenção. Aliás, a primeira máquina fabricada pela Eirich no Brasil, em 1970, ainda está na ativa. Mas nem por isso a manutenção deve ser deixada de lado.

Identificando as necessidades

O relacionamento entre a Eirich e o cliente começa com a consultoria realizada pela equipe de vendas, formada por engenheiros experientes em cada segmento de atuação, como indústrias alimentícia, cerâmica, química, fundição, fertilizantes, pet food, mineração e muitas outras.

Segundo Eduardo Cabral, gerente geral da Eirich, “toda venda, parte de um questionário onde é possível identificar todas as necessidades dos clientes para aquele projeto. Dispomos também de um centro de testes com equipamentos de laboratório para que possamos junto ao cliente definir as necessidades de processamento de material tanto relacionadas ao produto final quanto ao dimensionamento da linha de produção em escala industrial”.

A partir daí, começa o processo de start-up da máquina ou da linha completa de produção, realizado de acordo com as necessidades do cliente. Todo o processo de montagem, treinamento, orientações, entre outras etapas, é previamente acordado com o cliente no ato da compra do equipamento.

O processo de start-up é realizado por uma equipe qualificada e é dividido em quatro etapas:

  1. Supervisão de montagem: conferência da montagem dos equipamentos de acordo com o projeto.
  2. Comissionamento: conferência das conexões elétricas conforme projeto e ajustes de software.
  3. Partida assistida: colocação dos equipamentos em funcionamento e início de produção.
  4. Treinamento: este é dividido em duas partes – treinamento teórico (em sala) e prático (em campo).

Sobre a estratégia de manutenção, Eduardo Cabral destaca que ainda não existe um contrato de serviço de manutenção preventiva “de prateleira”, mas “é algo em estudo”.

“A orientação de manutenção é feita no momento do treinamento, através do material contido em nosso manual do proprietário que é disponibilizado junto com os equipamentos. Mas é algo que é elaborado pelo cliente, pois depende diretamente de sua demanda de produção. E a área de comunicação também realiza campanhas esporádicas de orientação quanto à importância da manutenção preventiva.

Contato frequente

A Eirich oferece o serviço de assistência técnica, através de um consultor técnico que visita as empresas em todo o território nacional e Mercosul, realizando avaliações dos equipamentos e indicando a necessidade de aquisição de peças e de serviços.

Essa inspeção técnica é que vai avaliar as reais condições do misturador industrial com precisão e então elaborar, junto com o cliente, um plano de manutenção de reparos e substituição de peças de reposição originais Eirich. “No dia a dia”, diz Eduardo, “essa manutenção é elaborada pelo cliente, pois depende diretamente de sua demanda de produção. O importante é estar sempre atento aos elementos de mistura, selos e rolamentos dos equipamentos, partes que merecem mais atenção”.

Além das inspeções técnicas, a demanda de necessidade de um serviço de assistência técnica também pode partir do cliente. “Em caso da necessidade de uma manutenção corretiva ou preventiva, enviamos técnicos para avaliar o problema. E oferecemos também os serviços de modernização de plantas e retrofit de equipamentos”.

Benefícios de uma eficiente estratégia de manutenção

A manutenção é frequentemente descrita como o gerenciamento e a execução de atividades que garantem o desempenho geral e a confiabilidade da planta e do equipamento.

Desde a redução dos custos de tempo de inatividade até a eliminação de paradas não planejadas, uma boa estratégia de manutenção pode oferecer vários benefícios, como:

  • Prolongar a vida útil da linha de produção ou do equipamento, diminuindo o processo de desgaste.
  • Você também pode minimizar a perda que pode ocorrer devido a paradas não programadas de produção.
  • A manutenção garantirá a confiabilidade do seu equipamento.
  • A inspeção regular ajudará a minimizar os riscos no local de trabalho e a melhorar os padrões de segurança.
  • Isso ajudará você a melhorar a eficiência operacional da planta e a qualidade dos produtos.

Nossos equipamentos são fabricados pensando numa alta durabilidade e confiabilidade. Se a manutenção for bem executada, com peças originais e com assistência técnica Eirich, os nossos misturadores, sejam eles horizontais, intensivos ou de laboratório, são fabricados para durar décadas”, diz Eduardo.


Saiba mais como a Eirich pode auxiliar sua empresa: 55 11 4619-8903 ou clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *