Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br

A relação entre mineração e sinterização: saiba como melhorar esses processos 13/08/2020

Sem comentários

A matéria-prima mais importante necessária para a produção de aço é o minério de ferro. Mas, como é o caso do carvão, o minério de ferro não pode ser usado diretamente no alto-forno. É por isso que primeiro precisamos criar o sínter. As usinas de sinterização processam uma mistura de finos de minério de ferro, produtos de fabricação de ferro reciclado, agentes formadores de escória e combustível sólido (coque) com a finalidade de obter um produto com as características adequadas (térmicas, mecânicas, físicas e químicas) para serem usados no alto-forno.

A produção de sínter de alta qualidade é crucial para garantir produtividade consistente e estável do alto-forno com baixo consumo de redutores. A qualidade da sinterização começa com o minério de ferro extraído e a seleção e mistura adequadas das matérias-primas. A mistura bruta não homogênea pode afetar a permeabilidade e causar um aumento no consumo de combustível.

Com esse objetivo, uma série de parâmetros é definida, incluindo a natureza e composição de cada componente da mistura e as condições do processo de sinterização. A caracterização da sinterização inclui análise química e granulométrica, determinação das fases minerais em sua estrutura, além de uma série de índices de qualidade que incluem redutibilidade, degradação a baixa temperatura, degradação por redução. As instalações de sinterização operadas com a máxima produtividade também são importantes com o objetivo de obter uma sinterização com composição e qualidade uniformes para facilitar a operação do alto-forno.

Os operadores de alto-forno exigem sinterização com propriedades regulares e homogêneas (térmicas, físicas, químicas e mecânicas) com o objetivo de garantir uma operação regular e estável. No entanto, recursos de minério de ferro de alta qualidade são caros e estão sendo esgotados como consequência da demanda. Consequentemente, as misturas para sinterização também incluem vários minérios de ferro, resíduos e subprodutos que podem deteriorar a qualidade do sínter, causando uma operação instável e irregular do alto-forno.

A planta de sinterização transforma minério de ferro – única fonte primária de ferro – em sínter, que é o produto ideal para o alto-forno. A sinterização é feita queimando uma mistura de pó de minério de ferro, fluxos e substâncias recicladas da planta de aço para criar uma substância consistente de grão aberto. O sínter é então triturado, resfriado e peneirado.

Benefícios dos misturadores intensivos Eirich

Os benefícios dos misturadores intensivos Eirich nas indústrias de sinterização podem ser comprovados através de diversos projetos, com destaque para:

  • Mistura completamente homogênea de matérias-primas de sinterização
  • Permeabilidade maior e constante do leito da sínter
  • Alta produtividade na planta de sinterização, mesmo com elevadas porções de finos e ultrafinos de minérios de ferro
  • Redução do consumo de energia
  • Baixo consumo de combustível sólido
  • Zona de queima estabilizada
  • Alta estabilidade e qualidade do sínter
  • Menor taxa de rejeito de material
  • Alta disponibilidade
  • Produção de até 1.400 t / h (por linha)

Mais produtividade em todos os processos

Em resposta à pressão competitiva, as empresas de manufatura devem agir periodicamente para aumentar a produtividade. Isso inclui a modernização baseada nas necessidades dos sistemas de preparação e mistura de materiais existentes. Além de aumentar a produtividade, a modernização estende o ciclo de vida do maquinário. A Eirich possui profunda experiência em planejamento, engenharia, fabricação e comissionamento de máquinas, tornando-a o parceiro ideal para a modernização econômica e baseada nas necessidades.

Misturadores e sistemas de preparação de materiais estão sempre agregando inovadoras tecnologias, o que impulsiona a modernização dos parques industriais de nossos clientes, que percebem claramente os benefícios de contarem com equipamentos mais eficientes. Devido ao seu princípio de trabalho exclusivo, os misturadores Eirich oferecem qualidade de mistura incomparável. Eles são altamente confiáveis ​​e continuam funcionando por muitos anos. No entanto, quando chega a hora de melhorar a eficiência da produção ou produzir qualidade de mistura ainda melhor para criar diferenciação no mercado, a modernização oferece uma oportunidade de elevar as máquinas até o padrão mais recente e instalar aprimoramentos disponíveis para máquinas mais antigas.

A modernização pode ser uma opção atraente sempre que o produto for alterado, quando for necessário atender a novos requisitos ou se for necessário aumentar os volumes de produção. Outra razão poderia ser aumentar a segurança operacional, já que a empresa que opera a máquina é responsável pelo cumprimento dos regulamentos.

A experiência mostra que mesmo pequenas melhorias podem ter um grande efeito. Qualquer que seja o tamanho do projeto de modernização, a Eirich sempre permanece focada em produzir o maior benefício para o cliente. Isso inclui não apenas aumentar a eficiência da produção, mas também facilitar a operação das máquinas, por exemplo substituindo os sistemas de controle por versões mais modernas. A funcionalidade adicionada pode incluir serviço remoto, monitoramento de condições e documentação eletrônica.

A Eirich oferece duas abordagens para a modernização: Conjuntos de modernização compostos por componentes pré-projetados estão disponíveis como kits com prazos de entrega curtos. A outra alternativa é modificação e engenharia personalizadas, que incluem os subsistemas mecânicos e elétricos / controle e o software. As duas abordagens podem ser combinadas. Em muitos casos, a modernização é acompanhada pela otimização do processo.

Entre em contato com nossos engenheiros especialistas em tecnologia para sinterização: 55 11 4619-8900 ou através do formulário de contato clicando aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *