Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br
+ 55 11 4619-8900

Oportunidades em moldagem para pequenas, médias e grandes fundições – Eirich na Fenaf 2019 06/09/2019

Sem comentários

A EIRICH é especialista em máquinas e sistemas para a preparação de areia de moldagem ligada por bentonita e há muitas décadas colabora com fundições, fabricantes de moldes e institutos de pesquisa. O número de plantas de preparação de material de moldagem instaladas para fundições de aço, ferro e metais não ferrosos vem crescendo em todo o mundo – mais de 1630 máquinas somente pela Alemanha, sendo 450 sistemas completos foram fornecidas pela Eirich às principais fundições garantindo desempenho superior em termos de qualidade, rendimento e custo-efetividade. As plantas de preparação Eirich permitem alta eficiência energética, uso responsável dos recursos, processos otimizados e automatizados até a preparação autônoma da areia de moldagem. Um ciclo de material de moldagem funcional, que fornece o material de moldagem apropriado para cada modelo, é a base para um processo de produção contínuo uniforme com peças fundidas de alta qualidade.

Resfriamento de areia de retorno e tratamento sob vácuo – o processo EVACTHERM®

A Eirich desenvolveu um processo único para fundições que queriam alcançar a melhor qualidade de seu material de moldagem com o mais alto grau de eficiência de custos. Este processo é exclusivamente capaz de assegurar uma qualidade de material de moldagem consistente e reprodutível, apesar das condições iniciais flutuantes. Em um processo de resfriamento a ar, duas máquinas são necessárias para otimizar e preparar areia de moldagem, enquanto, no processo EVACTHERM®, a homogeneização, resfriamento e ativação da bentonita ocorrem apenas em um único misturador.

Na FENAF 2019, a EIRICH apresentará o processo EVACTERM® para capacidades com ranges abaixo de 60 m³/h, o primeiro sistema de preparação de areia de moldagem do mundo com tecnologia o vácuo em design modular. Isso significa que mesmo fundições com menor capacidade/hora podem se beneficiar de todas as vantagens do processo de vácuo. Em 70 segundos, a areia usada pode ser homogeneizada com todos os agregados em níveis de umidade residual inferiores a 0,5% e precisamente umidificados, e então, resfriada e processada sob vácuo por evaporação. Neste processo, atinge-se uma temperatura desejada de 40°C e o material de moldagem é ajustado à compactabilidade especificada.

Tecnologia inteligente de teste e controle de amostras – também para atualização técnica de equipamentos de outros fabricantes

A fim de garantir a qualidade e maximizar a produtividade, a Eirich desenvolveu uma ampla gama de soluções de controle. As soluções variam desde uma versão de entrada, básica, até versões com gerenciamento preventivo da areia de moldagem, que depende dos parâmetros relacionados à fundição, equipados com o catálogo de funções, cálculo de receita e de aditivos relacionados ao modelo. O conceito de controle Eirich oferece, portanto, gerenciamento e controle proativos das propriedades da areia de moldagem. A nova geração em design modular do sistema de controle QualiMaster AT1 está disponível nas versões Eco, Profi ou ProfiPlus. Na versão Eco, o sistema está equipado com um dispositivo de medição de compactação. Na versão Profi, são determinadas a resistência ao cisalhamento e a capacidade de deformação. O QualiMaster AT1 ProfiPlus oferece possibilidades completamente novas: pela primeira vez, o sistema de controle em linha também mede a permeabilidade de mola e de gás. Com base no design modular, o AT1 Eco pode ser atualizado para o AT1 Profi ou AT1 ProfiPlus a qualquer momento. Graças a uma ferramenta de relatório integrada, o QualiMaster AT1 também pode ser usado como uma unidade autônoma nas três variantes de equipamento. O software QualiMaster SandReport permite a gravação, avaliação e arquivamento contínuos dos dados de produção. O software Qualimaster SandExpert fornece um cálculo adicional de todas as receitas relacionadas ao modelo com base nos planos de produção.

Eficiência energética em acionamentos de torque

Motores de torque ou motores de alto torque oferecem momento de alto torque em um design compacto, ideal para pequenos espaços. Além disso, a economia de energia é considerável, até 25%. Os acionamentos de motor de torque também são de baixo ruído e de baixa manutenção devido à eliminação de elementos mecânicos. Devido a maior rigidez do trem de força, ocorre menor vibração, se comparado a acionamentos por correia trapezoidal – e a suavidade do misturador é aprimorada. Praticamente não há desgaste no motor porque as forças da correia radial são eliminadas.

Plantas com tecnologia modular – construção de torre com fachada integrada

Uma planta completa de preparação de areia pode ser montada na fábrica ou em plataformas individuais. Com este design modular, o tempo de fabricação e comissionamento podem ser reduzidos significativamente. Este fato acaba promovendo imensas vantagens, especialmente ao modernizar os sistemas de preparação de materiais de moldagem existentes – mesmo em operação.

Aerador para redução da compactação da areia de moldagem – também disponível para upgrade

O aerador de areia melhora a fluidez do material de moldagem no molde e aumenta a capacidade de compactação; isso resulta em fundidos com qualidade superior e redução dos custos com pós-tratamento. Os aeradores de areia consistem de uma ferramenta aeradora e um tanque de coleta de areia e são instalados acima de um transportador de correia na linha de areia de moldagem depois do misturador. Além desta instalação na correia, também é possível a montagem de correia intermediária ou pre-head. O aerador de areia, projetado para todos os tamanhos atuais de correias transportadoras, requer pouco espaço e pode ser facilmente adaptado às construções de correias existentes. Design robusto e de baixa manutenção.

Eirich apresentará todas estas novidades para o segmento de fundição na FENAF 2019, estande A12, de 17 a 20 de setembro de 2019, em São Paulo.

As plantas de preparação de areia Eirich – completas ou como parte de um sistema – são flexíveis e customizáveis para diferentes tecnologias e parâmetros de materiais de moldagem. Fornecemos plantas de moldagem para pequenas, médias e grandes fundições. O projeto de planta pode contemplar desde o transporte, pré-tratamento e armazenamento da areia de retorno até a preparação do material e a transferência para a moldadora. Do misturador até a planta completa de moldagem – tudo de uma única fonte.

Esperamos sua visita na Fenaf 2019.


Sobre o Grupo Eirich

O Grupo EIRICH, com Maschinenfabrik Gustav Eirich possui seu centro estratégico em Hardheim, e fornece máquinas, sistemas e serviços de mistura industrial, granulação / pelotização, secagem e moagem fina. EIRICH possui expertise em processos e tecnologia usada para a preparação de materiais fluidos, pastosos e lamas. As principais aplicações são processos para indústrias como cerâmica, refratários, fundição, construção, argamassa, baterias recarregáveis, componentes de baterias, fertilizantes, vidros, mineração e muitas outras. Através da cooperação entre os profissionais dos centros de testes Eirich ao redor do mundo, centros de pesquisa e comunidades acadêmicas, nos permitem oferecer soluções para uma infinidade de produtos e processos inovadores e econômicos. A empresa, de gestão familiar, foi fundada em 1863 e opera a partir de doze fábricas nos cinco continentes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter:

The pioneer in material processing ®

Estrada Velha de Itu, 1.500 – Jd. Alvorada – Jandira – SP – Brasil
+55 11 4619-8900 | eirich@eirich.com.br

Ver Mapa
© Eirich Industrial Ltda. Todos os direitos reservados.
Sites WP