Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br
+ 55 11 4619-8900

Coating de fertilizantes granulados 27/03/2019

Sem comentários

Revestimentos funcionais para fertilizantes granulados – fabricantes de produtos químicos agrícolas aproveitam os benefícios da tecnologia EIRICH

Nos últimos anos, muitos fabricantes renomados de fertilizantes optaram pela tecnologia de processamento EIRICH. Os requisitos que estão sendo colocados nos produtos hoje são cada vez mais complexos. Em muitos casos, revestimentos funcionais são aplicados a granulados, por exemplo, para controlar a liberação de nutrientes. Mais uma vez, esta é uma área onde a tecnologia EIRICH realmente mostra-se mais eficiente que as demais.

Existem vários métodos para produzir granulados revestidos. Quando se trata de aplicações mais desafiadoras e mais exigentes, a tecnologia de mistura e granulação do EIRICH é particularmente econômica. O misturador é equipado com uma cuba de mistura rotativa e uma ferramenta de mistura que pode fornecer um amplo range de entrada de energia de mistura baixa a extremamente alta, dependendo dos requisitos.

Como resultado, o sistema de mistura EIRICH permite a realização de uma diversidade de processos: mistura ou granulação ou revestimento – todos em um único equipamento.

As vantagens relacionadas ao sistema tornam possível processar fórmulas completamente diferentes na mesma linha de produção. Além disso, mudanças simples nos parâmetros da máquina no processo de granulação também tornam possível a fabricação de granulados com diâmetros diversos. Estes podem então ser recobertos com revestimentos funcionais no mesmo misturador, sem necessidade de transferi-los para outro equipamento. Para o cliente, este sistema não só pode ser usado para fabricar uma ampla gama de produtos diferentes, de alta qualidade e reprodutibilidade, mas também oferece confiabilidade para o futuro.

Outra vantagem do processo de revestimento é o fato do movimento do material na cuba de mistura impedir a formação de aglomerados mais grossos. Graças ao design do sistema, a tecnologia EIRICH não requer nenhum intensificador de mistura (chopper ou desgrumador) que destrua aglomerados mais grossos e que geralmente cria componentes finos indesejáveis no processo.

Atualmente, vários processos de revestimento em sequência precisam ser realizados em fertilizantes. Por exemplo, um líquido é aplicado ao granulado acabado, que é distribuído muito rapidamente em todas as superfícies, a fim de aumentar a dureza. Se forem necessários vários revestimentos, o líquido é aplicado novamente, seguido por outro ciclo como o mencionado acima. Como muitas camadas podem ser aplicadas dessa forma, conforme os requerimentos de produto, isso permite que a liberação de nutrientes do fertilizante seja cuidadosamente ajustada. Este revestimento de polímero orgânico é biodegradável.

Um processo semelhante a este é realizado também para o revestimento de sementes de grama com nutrientes, mas também para aumentar o peso das sementes e evitar perdas devido ao vento e à chuva. Na primeira etapa, é absolutamente vital assegurar o melhor revestimento possível da semente, que não possui formato esférico, com um agente ligante adequado – e, graças ao design especial do sistema EIRICH, isso pode ser feito de forma rápida e completa, evitando de maneira confiável o excesso de umidade concentrado em algum determinado ponto, que ocorre, por exemplo, ao usar misturadores axiais de eixo único.

O revestimento de granulados também é usado com sucesso em muitos outros setores, se for necessário modificar seletivamente as propriedades da superfície, a fim de melhorar as características de aplicação de um produto. Nestes casos, os clientes realmente apreciam usar o misturador EIRICH como uma unidade multifuncional com função de secagem integrada. Os granulados são revestidos no misturador com a solução ou suspensão e depois são secados passando por ar quente. Ao adicionar múltiplas camadas desta maneira, os aditivos desejados podem ser concentrados na superfície dos granulados. Um exemplo atual é catalisadores. Se necessário, também é possível resfriar os granulados no misturador ou aquecê-los a temperaturas de até 250°C.

Os serviços e produtos oferecidos pela EIRICH vão desde unidades simples de mistura e/ou granulação até plantas completas.

Possuímos centros de teste nos nossos sites em todo o mundo, para que os processos descritos aqui possam ser demonstrados com a matéria-prima de dos clientes. Os misturadores e equipamentos periféricos também estão disponíveis para que os métodos possam ser aprimorados na própria fábrica dos clientes.

Agende agora mesmo seu teste!


Mais informações sobre a Tecnologia EIRICH para Fertilizantes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter:

The pioneer in material processing ®

Estrada Velha de Itu, 1.500 – Jd. Alvorada – Jandira – SP – Brasil
+55 11 4619-8900 | eirich@eirich.com.br

Ver Mapa
© Eirich Industrial Ltda. Todos os direitos reservados.
Sites WP