Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br
+ 55 11 4619-8900

Eirich vence concorrência para nova planta de granulação de diatomitos 10/10/2018

Sem comentários

EIRICH vence a concorrência para a nova planta de granulação de diatomitos na Agripower Austrália – início das operações em 2019

 

A Agripower Australia Limited atua na área de mineração e processamento mineral no norte de Queensland, na Austrália. A companhia possui uma das maiores jazidas de diatomitos do mundo – com mais de um bilhão de toneladas prontas para serem extraídas. Muito utilizado na composição de fertilizantes e corretivos de solo, tem no agronegócio seu mercado mais importante. Para esta aplicação, o diatomito precisa ser granulado. Por esta razão, a Agripower optou pela tecnologia de mistura e granulação Eirich.

Assim que foi fundada, há 10 anos, a Agripower iniciou um processo sistemático de investigação dos possíveis usos de diatomitos. Ao ser empregado como corretivo de solo traz resultados particularmente promissores. Em 2013, a Agripower iniciou uma produção piloto de aproximadamente 130.000 toneladas por ano. Com base na excelente resposta do mercado, a empresa pode fazer planos para expandir a capacidade de produção para um milhão de toneladas em vários estágios sistemáticos.

Matéria-prima natural, terra de diatomáceas, também é conhecida como diatomito, é uma substância esbranquiçada e pulverulenta que consiste em conchas de diatomáceas fósseis. Os diatomitos são uma parte importante do plâncton baseado em plantas em oceanos e águas interiores. Eles representam mais de um quinto da biomassa produzida via fotossíntese. As paredes celulares das algas são compostas principalmente por ácido monosilícico amorfo. Estas algas de água doce foram encontradas em enormes lagos interiores nos períodos do Eoceno e do Mioceno, há milhões de anos. Naquela época, as algas moribundas formavam camadas de depósitos de sedimentos com várias dezenas de metros de espessura.

Os diatomitos encontrados na Austrália são caracterizados por sua capacidade de troca catiônica excepcionalmente alta, silício disponível na planta (PAS) e capacidade de retenção de água. Como corretivo de solo, ele permite melhorar consideravelmente a retenção de água e nutrientes em vários tipos de solo. Em centenas de testes de campo nacionais e internacionais, a Agripower demonstrou que este ácido silícico amorfo oferece uma ampla gama de efeitos benéficos para plantas e solos.

O rendimento e a qualidade das colheitas podem ser significativamente aumentados ao se misturar o diatomito ao fertilizante mineral NPK. E não apenas isso, a quantidade necessária de fertilizante NPK também pode ser reduzida a fim de se obter melhor rendimento, tornando as plantas mais resistentes a problemas como ressecamento, pragas e doenças. Os corretivos de solo baseados em ácido silícico são comercializados pela Agripower sob o nome Agrisilica.

Como se sabe, as máquinas utilizadas para aplicação de corretivos de solo requerem o produto na forma granulada. No entanto, por sua baixa densidade e estrutura extremamente porosa, os diatomitos apenas podem ser transformados em granulado mecanicamente. Um centímetro cúbico de terra de diatomáceas contém mais de um milhão de cascas de diatomáceas e seus fragmentos. Quando se tratou de lidar com este desafio especial, a Agripower contou com a experiência e o know-how acumulado pela EIRICH ao longo de mais de um século em relação ao processamento de matérias-primas.

Após exaustivos estudos em nosso centro de teste, a Agripower ficou mais do que satisfeita com os resultados. Em particular, o conteúdo de 6% de agentes ligantes originalmente admitidos foi reduzido à zero, graças às pesquisas, desenvolvimento e engenharia de processo otimizada de forma inteligente. Na escala de produção prevista, isso levará a uma economia anual de milhões de dólares.

Para a expansão de produção planejada, serão instalados: o modelo mais atual do misturador intensivo tipo R33-72 (de cuba inclinada, com 7m³ de capacidade útil) e dois pratos granuladores (de 4,5m de diâmetro). A maior parte do processo de granulação será realizada no misturador, enquanto os pratos granuladores farão a finalização e a padronização de tamanhos dos granulados, de acordo com os requisitos necessários.

O comissionamento desta planta está programado para 2018. Outras linhas de produção similares estão previstas para os próximos anos.


O Grupo EIRICH, com Maschinenfabrik Gustav Eirich possui seu centro estratégico em Hardheim, e fornece máquinas, sistemas e serviços de mistura industrial, granulação / pelotização, secagem e moagem fina. EIRICH possui expertise em processos e tecnologia usada para a preparação de materiais fluidos, pastosos e lamas. As principais aplicações são processos para indústrias como cerâmica, refratários, fundição, construção, argamassa, baterias recarregáveis, componentes de baterias, fertilizantes, vidros, mineração e muitas outras. Através da cooperação entre os profissionais dos centros de testes Eirich ao redor do mundo, centros de pesquisa e comunidades acadêmicas, nos permitem oferecer soluções para uma infinidade de produtos e processos inovadores e econômicos. A empresa, de gestão familiar, foi fundada em 1863 e opera a partir de doze fábricas nos cinco continentes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter:

The pioneer in material processing ®

Estrada Velha de Itu, 1.500 – Jd. Alvorada – Jandira – SP – Brasil
+55 11 4619-8900 | eirich@eirich.com.br

Ver Mapa
© Eirich Industrial Ltda. Todos os direitos reservados.
Sites WP