Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br

EIRICH na Ceramitec 2018: redução de custos na preparação de barbotina. 14/03/2018

Sem comentários

O aumento dos custos com energia é uma constante em qualquer indústria. Pensando nisto, a EIRICH estabeleceu o compromisso de oferecer métodos de preparação para a indústria cerâmica que permite aos seus clientes economizar energia e produzir mais com custo efetivo menor. E assim tornarem-se mais competitivos nos mercados locais e internacionais. Através da tecnologia EIRICH, o tempo de preparação pode ser reduzido drasticamente, com economia de até 50% de custos com energia.

O principal foco da presença da EIRICH na Ceramitec 2018 é a produção econômica de barbotina no Dispersor EIRICH, o MixSolver®. Utilizado especialmente na indústria de cerâmicas sanitárias, o EIRICH MixSolver® oferece vantagens em relação a produção de granulados via spray-dryer, por exemplo, para a fabricação de pisos, revestimentos e cerâmica técnica.

Para a indústria de cerâmica sanitária, a qualidade da barbotina desempenha um papel fundamental na fundição, sendo via processo tradicional ou sob pressão. Processos simples e multi estágios são normalmente utilizados para a preparação de argilas e materiais duros. Os processos de fase única são operados com moinhos de bolas, enquanto em processos multi etapas as matérias-primas à base de argila são inicialmente dissolvidas em recipientes de agitação, e então os materiais duros são adicionados. Como a entrada de energia é baixa, ambos os processos envolvem tempos de processo longos. O uso de um EIRICH MixSolver® oferece vantagens significativas.

O tempo de preparação da barbotina com o EIRICH MixSolver® é reduzido significativamente.

A preparação no EIRICH MixSolver® ocorre na fase plástica: graças à entrada de energia significativamente maior, o tempo de preparação pode ser drasticamente reduzido para menos de 30 minutos. O resultado em economia de energia comparado a sistemas com agitador ou moinhos de bolas pode ser de até 50%.

Devido ao longo tempo de processamento envolvido na preparação com agitadores ou moinhos de bolas, são necessárias diversas unidades operando lado a lado a fim de suprir a produção. A tecnologia EIRICH, mais rápida, oferece visíveis simplificações a este processo, com menos unidades, menor custos e redução do tempo e de quantidade de manutenções.

A barbotina processada no EIRICH MixSolver® pode ser imediatamente utilizada na colagem.

Além disso, as pesquisas realizadas pelo WesterWaldCampus na Universidade de Koblenz mostraram que os compostos preparados no EIRICH MixSolver® não são afetados pelos efeitos do envelhecimento. Este é o caso durante o processamento normal com tecnologia de agitação, onde a reologia pode mudar por um período de até cinco dias. Em contraste, não ocorrem mais alterações reológicas após a preparação no MixSolver® porque as lamelas da argila estão completamente separadas. Os testes de clientes mostraram que a barbotina sanitária preparada no EIRICH MixSolver® pode ser processada imediatamente após a produção. A economia de tempo significa aumento de produtividade em todo o processo. Além disso, é possível a preparação seletiva de compostos especiais além do composto padrão. Isso resulta na utilização mais flexível das plantas de produção.

Economia de 60% de energia através da preparação a seco EIRICH EcoPrep®.

O sistema EcoPrep®, lançado com sucesso pela EIRICH, atrai o interesse dos fabricantes de revestimentos cerâmicos, pois processo de aglomeração é possível produzir economicamente granulados de prensagem. Graças à alta capacidade de padronização, a quantidade de granulados dentro da faixa ideal pode atingir praticamente 100%. O granulado produzido pelo sistema EIRICH EcoPrep®, é comparado ao granulado produzido por spray dryer em termos de propriedade de fluidez (se comparado aos compostos produzidos a úmido), também é adequado para a produção de peças de grande formato (por exemplo, 800 x 800 mm). A economia de recursos é significativa: até 60% menos de energia, até 80% menos de água e uma redução de aditivos de até 100%.

Expertise para todo o tipo de massa e consistências.

Profissionais de todas as outras áreas da indústria cerâmica também podem receber suporte de um especialista EIRICH – através de orientações qualificadas para mistura, pelotização, granulação, amassamento, secagem e moagem fina, bem como para a preparação de componentes para prensagem a seco, a úmido ou isostática, extrusão, moldagem por injeção, fundição de barbotina e tape casting.

Graças ao princípio exclusivo de operação do Misturador Intensivo EIRICH e sua versatilidade em termos de aplicações em potencial, é possível processar todo o tipo de consistência encontrada na indústria cerâmica, como massas plásticas ou mesmo líquidos. Também é possível combinar múltiplos estágios de preparação numa única máquina. Misturadores em tamanhos que variam desde a escala laboratorial à industrial estão disponíveis em nossos centros de testes para que o dimensionamento ideal do equipamento do cliente possa ser determinado. Nos 7 centros de testes EIRICH espalhados pelo mundo, é possível realizar testes com a matéria-prima e a formulação do cliente.

Referência em diversas áreas da indústria cerâmica.

As vantagens desta tecnologia, disponível em diferentes capacidades, desde 1 litro até 12.000 litros, vêm sendo aplicadas em diversos segmentos da indústria cerâmica – desde compostos anódicos (compostos de grafite) até argila expandida, móveis de forno, cerâmica dental, eletro-porcelana, ferrite, materiais refratários, granulados para fabricação de aditivos, carbonetos, catalisadores, adereços de cerâmica, esferas de moagem, porcelana, cerâmica sanitária, abrasivos, ferramentas abrasivas, grês cerâmico, pigmentos, cerâmicas técnicas, tijolos, entre outros. Em algumas indústrias, os misturadores EIRICH já são o padrão global – nenhuma outra máquina pode combinar sua capacidade de processar materiais duros como minérios ou carboneto de silício, sem um desgaste substancial.

Para aplicações exigentes: EvacMix®, proteção contra explosão, encamisamento para aquecimento e outros diferenciais.

Outra tecnologia EIRICH também interessante para a indústria cerâmica é o EvacMix®, “tecnologia de mistura a vácuo”, que possibilita a mistura de materiais contendo água ou solventes a fim de ser recuperado de volta do misturador / amassador, mesmo em aplicações onde é necessária condições à prova de explosão. Diversas máquinas são utilizadas atualmente na metalurgia do pó, onde é possível eliminar a necessidade de uma torre de pulverização. Igualmente interessantes são os modernos métodos de aquecimento para processos onde é exigido o aquecimento ou mistura a quente, chegado a temperaturas de até 250° C, especialmente benéficas para os fabricantes de produtos de grafite e refratários que trabalham com soluções de resina. Em muitos casos, é possível trabalhar com pouco ou nenhum solvente (com resina fundida), o que abre para potenciais linhas de novos produtos com menor porosidade.

As soluções de controle EIRICH garantem qualidade, aumentam a produtividade e o desempenho.

A produção interna de sistemas de controle e o desenvolvimento de programas focados no cliente permitem que a EIRICH ofereça tecnologia avançada de controle de máquinas e instalações com sistemas de monitoramento de última geração para produtos e máquinas. Para a indústria 4.0, o telesserviço e os sistemas de qualidade e monitoramento de condições on-line são de extremo interesse, podendo também ser utilizados como uma base para o reconhecimento de potenciais necessidades de otimização no sistema como um todo.

Ceramitec 2018 – a maior feira internacional de máquinas, equipamentos, sistemas, tecnologia de processos e matérias-primas para a indústria cerâmica e metalurgia do pó – acontece de 10 a 13 de abril em Munique, Alemanha. A EIRICH estará localizada no hall B6, estandes 201/302.


Mais informações

Eduardo Cabral, eduardo.cabral@eirich.com.br – Gerente de Vendas
Jvanilson Cardoso, jvanilson.cardoso@eirich.com.br – Engenheiro de Vendas


Institucional

O Grupo EIRICH é um fornecedor de tecnologia de mistura industrial, granulação / pelotização, secagem e moagem fina, sistemas e serviços. O Grupo EIRICH tem sua principal base estratégica na sede da empresa em Hardheim, Alemanha. A EIRICH possui ampla experiência em processos e técnicas utilizadas para a preparação de materiais de fluxo livre, lama e lodo. As principais aplicações para estes processos são cerâmica, refratários, fundição, materiais de construção, gesso, bateria recarregável, compostos da bateria, fertilizantes, vidro e metalurgia e mineração. A estreita cooperação entre os centros de testes próprios de EIRICH em todo o mundo, a colaboração com pesquisadores e com a comunidade acadêmica, permite que o grupo seja líder em fornecimento de soluções para produtos e processos inovadores e rentáveis. A empresa, de gestão familiar foi fundada em 1863 e opera a partir de doze locais nos cinco continentes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *