Prezados Colegas e ex-colegas, clientes e fornecedores, Senhoras e Senhores,

Este ano a Eirich Industrial comemora um aniversário notável para uma empresa. 50 anos! Isto faz de você a segunda empresa mais antiga do Grupo Eirich, depois da Eirich Machines.

No final de 1973, a fundação e também as primeiras atividades da Eirich Industrial foram iniciadas por Paul Eirich e Werner Briest aqui no Brasil. A rigor, o EI foi registrado apenas em abril de 1974, mas o papel é paciente e 1973 é o verdadeiro ano do nascimento!

A inauguração foi uma novidade para Eirich, pois era a primeira subsidiária estrangeira no hemisfério sul e muito, muito distante para os padrões da época.

Nos grandes aniversários, as pessoas também gostam de relembrar as origens e a trajetória do aniversário. A questão também surge rapidamente: Por que o Brasil e por que tão distante de Hardheim, na Alemanha? Dos anais e histórias, coletei as seguintes respostas:

A Eirich Alemanha esteve ativa até a década de 1960, com poucas exceções, principalmente na Europa. Se, como Eirich, você produz máquinas e sistemas que exigem explicação, a proximidade com o cliente é essencial. Nossas máquinas são personalizadas individualmente e frequentemente desenvolvidas e utilizadas para tecnologias completamente novas. Para isso, a proximidade com o mercado é essencial.

Além disso, essas máquinas e instalações geralmente representam o coração das instalações de produção de nossos clientes. Para evitar paradas desnecessárias, a proximidade do local de operação é novamente necessária para a manutenção.

Estas considerações levaram Eirich a avaliar as oportunidades de mercado em todo o mundo. Juntamente com o Leste Asiático, cujos aniversários celebraremos no próximo ano, o Brasil foi o país de industrialização mais rápida no Hemisfério Ocidental nas décadas de 1960 e 1970.

Em 1973, o maior país da América do Sul – tal como muitos dos seus vizinhos – ainda era governado por uma ditadura militar. No entanto, houve boas razões para a fundação: “A Alemanha sempre gozou de grande reputação aqui. Em 1824, os primeiros navios transportando imigrantes chegaram de Hamburgo. Os seus filhos e netos ajudaram a moldar a cultura do país.” Hoje, cerca de dez por cento de todos os brasileiros têm raízes alemãs. Além disso, o país é de imensa importância: o Brasil é o quinto maior país do mundo em área e o sétimo maior em população e há muito tempo é uma das maiores economias do mundo.

Além disso, Eirich tinha um representante aqui, Sr. Werner Briest, que poderia ser muito convincente. Porém, não foi apenas com sua veia missionária que explicou que tudo no Brasil era muito melhor e mais simples do que na velha Europa.

O Sr. Briest tinha uma pequena empresa de construção de máquinas aqui em Osasco, onde fabricava máquinas de envase. As primeiras máquinas Eirich também foram construídas aqui. Portanto, hoje estamos de volta ao verdadeiro local de nascimento da Eirich Industrial. Coincidência?

No entanto, rapidamente se tornou evidente que a produção quase artesanal de pequenas máquinas não era adequada para as máquinas Eirich de maior dimensão e para os seus clientes industriais.

Como resultado, foi alugado um salão um pouco maior em São Paulo, na Barra Funda, para produtos Eirich.

Os primeiros anos foram muito desafiadores. Uma equipe jovem, ainda em grande parte inexperiente com Eirich, problemas organizacionais, problemas de capital e, finalmente, grandes diferenças na filosofia de gestão levaram à separação dos parceiros de negócios.

Eirich assumiu todas as ações da empresa. Uma nova gestão eficiente surgiu sob a liderança do novo diretor-gerente Sr. Juergen Thewes, que transformou a ainda desconhecida empresa de um negócio artesanal em uma empresa industrial e criou os contatos comerciais em redes de clientes industriais.

Logo o local da Barra Funda ficou pequeno demais. Depois de muita busca encontramos o terreno em Jandira. A construção da nova fábrica e os anos seguintes coincidiram com os anos de aumento da inflação, que atingiu um pico de quase 700% ao ano.

Fazer negócios nesta fase com muitos meses de prazo de entrega exigiu uma agilidade sem precedentes.

Os salários e salários eram pagos semanalmente com ajustes de inflação. Por um tempo, o pagamento era feito no balcão do banco da empresa para que os funcionários ainda pudessem fazer compras na volta para casa. No entanto, esta solução precisou ser extinta depois de intrusos armados vindos do exterior forçarem o pagamento de toda a caixa registadora.

Na década de 1980, o programa de produção foi significativamente ampliado à medida que a construção de fábricas aumentava. Além disso, vários funcionários da Alemanha vieram apoiar os departamentos de vendas, produção e serviços durante vários anos.

Uma das consequências da inflação foi uma queda dramática de quase 50% na taxa de investimento da economia brasileira. Eirich Industrial não foi poupado. A situação económica da altura também levou a considerações sobre como a Eirich Industrial poderia chegar mais fortemente às indústrias de consumo muito mais estáveis. Isto foi finalmente alcançado uma década depois, a longo prazo, através da cooperação com o programa APS do seu país empresa irmã Eirich Machines.

Olhando para o desenvolvimento de longo prazo da Eirich Industrial, vê-se um espelho da economia brasileira com seus altos e baixos. A Eirich tornou-se um player estável e confiável no mercado brasileiro. Com novos e avançados produtos e tecnologias para aplicações de ponta, a Eirich Industrial continuará a demonstrar sua posição de liderança na indústria brasileira.

Agora falei principalmente apenas sobre a empresa. Mas o que é uma empresa?

Uma empresa são pessoas. A chave para o sucesso de uma empresa são as suas pessoas. A Eirich Industrial teve muitos funcionários capazes e confiáveis em todos os níveis, no passado e até hoje.

Para isso, gostaria de me dirigir a todos aqueles que estão hoje aqui presentes, mas também a todos aqueles que não podem ou já não podem estar conosco hoje – seguindo um velho ditado japonês: “Quando se colhe maçãs, deve pensar também naqueles que plantaram as macieiras”.

Nesse sentido, um primeiro agradecimento a todos os companheiros e aos aposentados na Alemanha, nos EUA e especialmente no Brasil, que trabalharam aqui ou na EI e assim ajudaram a moldar a EI.

(Um deles é Manfred Lüders, que também está aqui hoje conosco)

Mas o grande agradecimento vai para toda a equipa da Eirich Industrial sob a liderança de Eduardo Cabral.

A todos, enfim, o grande agradecimento dos presidentes e especialmente dos board members da Alemanha pelo que alcançaram e pelos seus esforços diários.

Desejo à Eirich Industrial aqui no lindo Brasil tudo de melhor para o seu aniversário e, também, para os próximos 50 anos!

E como sempre, aguardo ansiosamente as novidades do Brasil! Vocês são uma grande equipe, nos orgulhamos muito de vocês!

Levanto minha taça para toda a equipe da EI, com um agradecimento e tudo de bom pelo aniversário.


Este foi o discurso, na íntegra e traduzido para o português, do Sr. Stephan Eirich, atual presidente da Eirich Group, na ocasião do aniversário da Eirich Brasil em setembro de 2023.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

62º CBC 7th ICC abceram abividro abravidro agribusiness agritech agro agroindustria agronegócio agronegócios alimenticio alimentos Aproveitamento de resíduos areia de moldagem areia verde argamassa baterias bebidas bndes bndes-finame Cerâmica cerâmica de revestimentos cerâmica-técnica cerâmicos classificação coating cominuição Concreto Congresso Brasileiro de Cerâmica construção coprodutos coronavirus covid-19 descarte de resíduos diatomitos dissolução economia nos custos de produção eirich eirichbrasil EirichGroup embalagens equipamentos equipamentos industriais eventos expomin2016 exposibram2017 farma farmacêutico fertilizante granulado Fertilizantes fertilizantes-npk Fispal 2019 fispal2018 força de trabalho fundição granulação indústria 4.0 industria alimentícia indústria de alimentos indústria vidreira industria-cerâmica insdústria International Congress on Ceramics ISO 22000 ISO 9001 manutenção preventiva materiais de construção meio ambiente metalurgia micropelotização mineração minériodeferro minérios de ferro mistura mistura de fertilizantes mistura intensiva mistura-industrial misturador misturador de alimentos misturador de dissolução misturador de laboratório misturador horizontal misturador para argamassa misturador para fertilizantes misturador para refratários misturador-eirich misturador-industrial misturador-intensivo misturadoras misturadores misturadores industriais misturadorintensivovertical moagem moagem-fina modernização modernização de plantas moinhovertical npk nutrientes pelotização planta industrial plantas industriais processos-de-mistura processos-industriais produção qualidade da areia qualidade do molde químico reciclagem recuperação de resíduos Recursos Humanos redução de custos redução de emissões reduçãodeminérios refratários resíduos resíduos sólidos retrofit revestimentos separação setor de mineração Setor pet siderurgia sinterização tecnologia Tecnologia de Controle Eirich tecnologia de mistura tecnologia-eirich tendências tintas towermill tratamento de superficies vidro vidro oco vidro plano vidro técnico vidros
mostrar todas as tags