Eirich do Brasil
eirich@eirich.com.br

Como acompanhar o crescimento do agronegócio 06/11/2020

Sem comentários

Para o agronegócio, as boas notícias continuam chegando. Segundo o PIMAgro (Índice de Produção Agroindustrial Brasileira), calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas, o setor registrou uma variação positiva de 7,2% em setembro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. E com um terço das terras do mundo dedicadas à agricultura, o setor é fundamental para os milhões de agricultores que vivem dela e para as sociedades e economias que dela dependem.

Esse crescimento depende fortemente do uso de fertilizantes, principalmente os chamados inteligentes – de uso prolongado, que causam menos impacto ao meio ambiente. Para enfrentar os desafios crescentes das mudanças climáticas, saúde humana, crescimento populacional e pressão por mais recursos, é preciso tornar os sistemas agrícolas mais sustentáveis.

Os fabricantes de fertilizantes também esperam melhoria contínua na qualidade e capacidade de processamento. Os produtos devem atender a padrões elevados, mas a produção também deve ser eficiente e econômica e os equipamentos de mistura e granulação Eirich oferecem exatamente isso.

No Brasil e no mundo, a lista de clientes que optaram pela tecnologia Eirich vem aumentando a cada ano.

Inovação na aplicação de fertilizantes

Segundo a IFA (International Fertilizer Association) os avanços técnicos e científicos tornaram a aplicação de fertilizantes mais eficiente nos últimos anos e ajudaram os agricultores a maximizar os seus benefícios, reduzindo os riscos de seu uso excessivo, insuficiente ou incorreto. A inovação combinada a melhores práticas de gestão de fertilizantes – fonte certa, tempo certo, taxa certa e lugar certo – têm mostrado ótimos resultados em termos de produtividade e impacto ambiental.

Uma inovação, ainda de acordo com a IFA, vem da Índia, onde um estudo recente descobriu que os sistemas de fertirrigação por gotejamento subterrâneo produziram a mesma quantidade de trigo e arroz usando 40% menos água do que a irrigação por inundação e 20% menos ureia.

Fertilizantes totalmente solúveis em água podem ser combinados com a água usada na irrigação para fornecer às plantas nutrientes e água da maneira mais eficiente possível, o que pode ajudar a transformar terras áridas e semiáridas em terras agrícolas produtivas. A fertirrigação também pode reduzir o escoamento de nitrogênio em até 70% em comparação com outros métodos de aplicação de fertilizantes e precisa de até 50% menos fertilizantes para produzir os mesmos rendimentos.

Aumentando a resistência a doenças

Outro aspecto importante do uso correto de fertilizantes é criar maior resistência a doenças. Pesquisas científicas mostram que plantas saudáveis são mais capazes de afastar patógenos: a ocorrência de pragas e doenças é maior quando a planta está estressada e desnutrida. A fertilização bem adaptada, incluindo o manejo integrado do solo e boas práticas de irrigação, contribui para o vigor das plantas e sua capacidade de combater doenças, o que garante que mais e mais safras de qualidade possam ser cultivadas.

Garantir a nutrição adequada das plantas é um dos primeiros e mais importantes componentes do controle de doenças. A gravidade de muitas doenças pode ser reduzida ou mesmo completamente evitada por meio de fertilização adequada e as pragas também podem ser mais bem controladas.

Aqui estão algumas das razões pelas quais os fertilizantes são vitais para o bom desempenho do agronegócio:

  1. Os nutrientes das plantas garantem que podemos cultivar safras suficientes para o nosso mundo em crescimento. Hoje, metade dos alimentos que comemos é produzida graças aos fertilizantes minerais, que fornecem às plantações nutrientes essenciais para o seu crescimento e saúde, resultando em aumento da produtividade e da produção de alimentos.
  2. Os fertilizantes podem ajudar os agricultores a se adaptarem às mudanças climáticas e operar em ambientes com escassez de água. Solos e plantas saudáveis ​​podem suportar melhor o estresse climático do que aqueles com deficiência de nutrientes. Ao aumentar a resiliência das safras, as melhores práticas de gestão de fertilizantes são vitais para os agricultores que precisam maximizar seus rendimentos em boas temporadas para compensar os eventos climáticos mais severos em épocas ruins.
  3. A gestão de nutrientes ajuda a mitigar as mudanças climáticas, aumentando o sequestro de carbono do solo. Capaz de armazenar até 50-300 toneladas de carbono por hectare, os solos são o maior reservatório terrestre de carbono e representam 89% do potencial de mitigação na agricultura.
  4. Os fertilizantes são essenciais para intensificar a agricultura de forma sustentável nas terras existentes. Quando aplicados de acordo com as melhores práticas de manejo, os fertilizantes podem fornecer às plantas nutrientes consistentes e facilmente disponíveis, minimizando o risco de perdas e os efeitos negativos de seu uso excessivo ou insuficiente.
  5. Os fertilizantes ajudam a prevenir e reverter a degradação do solo e a desertificação. A desertificação refere-se à extrema degradação da terra em áreas áridas, semiáridas e secas, principalmente causada por atividades humanas e variações climáticas, e esta condição é particularmente notável na África, onde o declínio da fertilidade do solo está associado ao declínio da produtividade agrícola. Ao restaurar e manter a saúde e a fertilidade do solo, os fertilizantes usados ​​de acordo com as melhores práticas de manejo desempenham um papel fundamental no combate à desertificação, restaurando solos degradados em todo o mundo e melhorando a produtividade dos sistemas agrícolas.

Na Eirich, oferecemos soluções completas para a preparação de fertilizantes minerais e organominerais desde misturadores, sistemas autônomos de mistura e granulação até plantas completas para a produção de fertilizantes e corretivos de solo, com tecnologias de preparação que permitem a mistura, granulação e revestimento em um único equipamento, além da produção sistemática de fertilizantes de uso prolongado. Conheça as nossas soluções e garanta a produção eficiente de fertilizantes para cada tipo de necessidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *