Você sabia que o conceito de retrofit surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando a cada dia surgiam novas tecnologias no setor armamentista e os equipamentos embarcados nos aviões e navios ficavam desatualizados antes mesmo da sua construção ser concluída? Assim, a única solução era inserir as novas tecnologias logo após a sua construção. E o retrofit voltou à cena em grande escala durante a crise de energia da década de 1970, quando novos recursos foram adicionados a milhões de casas antigas para melhorar a sua eficiência energética.
O retrofit significa a modernização ou atualização de máquinas, fábricas e equipamentos existentes, geralmente mais antigos. A modernização da planta é frequentemente mais ágil e econômica do que uma nova construção. O objetivo é aumentar a funcionalidade dos equipamentos incorporando novas tecnologias, oferecendo vantagens como:
Todos os setores da indústria estão em busca de redução de custos e maior produtividade. E uma forma de atingir esse objetivo é agir de forma planejada para manter o maquinário, como misturadores, sempre alinhado aos mais inovadores e eficientes processos, atendendo a atuais e futuras demandas. Para a indústria alimentícia, por exemplo, isso significa contar com misturadores que entreguem as melhores pré-misturas que vão resultar em produtos mais homogêneos. Para o setor de mineração, a o uso da mistura intensiva, significa a possibilidade de manter ou até diminuir os custos operacionais das pelotizações, mesmo com o progressivo afinamento do minério de ferro. E assim por diante, dependendo das necessidades de cada setor.
O desafio está em como manter uma máquina em pleno funcionamento, aumentar o seu ciclo de vida e identificar quando as modificações devem ser realizadas. O retrofit pode ser uma opção atrativa sempre que houver mudança no produto, quando for preciso atender a novos requisitos ou se houver necessidade de aumentar os volumes de produção. Outro motivo pode ser aumentar a segurança operacional.
Conheça as etapas básicas do processo de retrofit:
Etapa de análise
Etapa preliminar
Etapa de execução
Há quase 30 anos a empresa alemã Bernhard Jäger Betonwerk, que produz poços de elevador, entre outros equipamentos, utiliza misturadores Eirich para produzir cimento. Com mais de 100 anos no mercado, a empresa familiar de médio porte conta com um misturador Eirich DE22 desde 1981. Quando foi lançado, a resposta do mercado a esse misturador foi muito positiva, já que oferecia a possibilidade de produzir um concreto de qualidade uniforme.
Mas, como acontece com todos os equipamentos, melhorias vão sendo introduzidas ao longo do tempo. Assim, a Bernhard Jäger Betonwerk decidiu fazer um retrofit no misturador DE22, o atualizando para o modelo DE23. A meta era realizar o retrofit em 4 dias, e o prazo foi cumprido. Após a modificação no controlador do sistema, em 8 dias o cliente retomou a produção, o tempo de mistura foi reduzido quase pela metade e o tamanho do lote aumentou de 1m3 para 1,4m3, praticamente sem alteração na formulação. Agora, qualquer tipo e consistência de concreto, com ou sem aditivos de fibra, podem ser produzidos com o novo misturador, garantindo mais competitividade por um longo tempo.
Em resposta à pressão competitiva, empresas de todos os setores precisam, periodicamente, ajustar a sua linha de produção para aumentar a produtividade. Isso inclui a modernização com base nas necessidades dos sistemas existentes de preparação e mistura de materiais. Além de aumentar a produtividade, o retrofit estende o ciclo de vida das máquinas. A Eirich possui ampla experiência em planejamento, engenharia, fabricação e comissionamento de maquinários, e somos o parceiro ideal para uma estratégia de retrofit econômica e baseada nas reais necessidades do cliente.
Confira algumas das vantagens do retrofit realizado pelos nossos especialistas:
A nossa experiência mostra que mesmo pequenas melhorias podem fazer uma grande diferença, otimizando a produção. Independentemente do tamanho do seu projeto de retrofit, o foco da Eirich sempre é entregar mais valor e mais benefícios para o cliente. E não somente otimizando a produção, mas também tornando os equipamentos mais fáceis de operar, substituindo sistemas de controle por versões mais modernas, incluindo serviço remoto, monitoramento de condição e documentação eletrônica.
Entre em contato e saiba mais sobre como podemos impulsionar a sua produtividade.