Na produção de fertilizantes, a granulação é um processo em que as partículas primárias de pó são misturadas e aderidas para formar objetos maiores de múltiplas partículas, os chamados grânulos. A granulação, processo de aumento de partículas pela técnica de aglomeração, é uma das operações mais significativas na produção de fertilizantes. O processo de granulação transforma pós finos em grânulos livres de poeira e de fluxo livre que são fáceis de comprimir.

No entanto, a granulação apresenta numerosos desafios devido à exigência de alta qualidade dos grânulos formados em termos de distribuição ótima de micronutrientes e aditivos, uso de matérias-primas primárias e secundárias, diâmetro e revestimentos funcionais, juntamente à estabilidade física e química do fertilizante. O processo de granulação pode ser dividido em dois tipos: granulação úmida, que utiliza um líquido no processo e granulação seca, que não requer líquido.

O que é granulação úmida – Granulação úmida é o processo no qual a formação de grânulos é feita adicionando um líquido de granulação. Aqui, um fluido de granulação é usado para formar uma massa de partículas de pó.

O que é granulação seca – Granulação seca é um processo em que nenhum componente líquido é usado na formação de grânulos, e usado para compostos extremamente sensíveis à umidade e ao calor. Como nenhum líquido é usado, o processo requer a compactação e a densificação do composto em pó fino para convertê-lo em grânulos. Na granulação seca, o pó do composto é agregado usando uma alta pressão.


Confira as principais diferenças entre as duas tecnologias:

 

Granulação Úmida Granulação Seca
Granulação úmida é o processo de formar grânulos adicionando uma solução líquida – o fluido de granulação Granulação seca é o processo de formar grânulos sem o uso de qualquer tipo de solução líquida
Envolve a aglomeração de uma mistura de partículas de pó secas usando um fluido de granulação, passando por uma peneira onde serão formados os grânulos Envolve a compressão direta de pó fino moído
Requer partículas de pó secas, fluido de granulação e peneiras Requer partículas de pó finas e prensas para grânulos ou compactador de rolo
Necessário para evitar a destruição de componentes ativos no pó Necessário para a produção de grânulos a partir de compostos altamente sensíveis à umidade e ao calor

 

E, agora, veja algumas das vantagens e desvantagens de cada tecnologia:

Granulação úmida

Vantagens

  • Melhora as propriedades de fluxo dos materiais
  • Melhora a compressão e densificação do material
  • Fácil de obter uma mistura homogênea
  • Reduz a poluição do ar do processo devido à adição de líquidos, evitando poeira
  • Reduz a geração de carga estática

Desvantagens

  • Se o sistema não for bem testado, a instalação inicial pode ser cara
  • Processo complexo que pode ser difícil de controlar
  • Para materiais sensíveis à umidade / calor, pode causar instabilidade

Granulação seca

Vantagens

  • Eliminação da exposição à umidade e, portanto, não há necessidade de secagem
  • Menos equipamento, tempo e espaço necessários
  • Remove o custo / necessidade da solução do aglutinante
  • Melhora a compressão e densificação do material
  • A resistência mecânica do produto é uniforme

Desvantagens

  • Formação de poeira no ambiente e contaminação potencial
  • Altas forças podem ser prejudiciais para alguns compostos ativos
  • Perda da compressibilidade disponível para compactação do grânulo
  • Necessidade de maior investimento inicial (CAPEX)

Equipamentos determinam a qualidade do fertilizante granulado

O tamanho e a forma do fertilizante granulado têm influência direta nas suas propriedades, fundamentais para atender com eficiência aos requisitos do cliente, seja para o agronegócio, viveiros de plantas ou jardinagem.

Os projetos desenvolvidos com os equipamentos Eirich garantem:

  • Definição individual de granulometria
  • Faixa granulométrica (por exemplo, 2 a 4 mm) e alto rendimento
  • Otimização da forma e estrutura da superfície do granulado
  • Revestimento com agentes químicos antipoeiras, gesso e mistura de pigmentos
  • Umedecimento com agentes anti-aglomerantes e hidrofóbicos
  • Uso de minerais neutralizantes de odor, como zeólitos e adsorventes
  • Influência sobre o aspecto e comportamento das fibras vegetais
  • Redução de poeira ao mínimo

Além disso, o nosso sistema de mistura com soluções customizadas permite que sejam executados diversos processos – mistura, reação, granulação ou revestimento – em um só equipamento.

Nosso conceito de sistema é pensado desde o recebimento de matérias-primas, identificando todos os detalhes de cada cadeia de produção de fertilizantes, atendendo aos mais complexos requisitos, como a aplicação de revestimentos funcionais aos granulados, controlando a liberação de nutrientes.

Como o sistema é todo realizado em um único equipamento, é possível processar fórmulas diversas na mesma linha de produção e também alterar os parâmetros da máquina no processo de granulação. Esses grânulos, com variados diâmetros, podem então ser recobertos com revestimentos funcionais no mesmo misturador. Para o cliente, essas e outras funcionalidades em um único equipamento oferecem mais confiabilidade, agilidade e economia.

O sistema exclusivo de mistura Eirich pode aumentar a produtividade e a qualidade de seu fertilizante, quer saber mais?
Entre em contato com nossos especialistas: 55 (11) 4619-8908 ou clique aqui.


Comentários

  1. Bruno pommer disse:

    Boa tarde
    Fiz aquisição de um prato granulador organomineral
    Estou obtendo dificuldades para ter êxito no produto final
    Pois estou em fase de aprendizado
    Gostaria de uma assessoria pra informações do que usar pra finalizar o produto

    • Eirich Brasil disse:

      Prezado Sr. Bruno, pedimos desculpas pela demora no retorno, sua mensagem ficou retida no servidor, iremos solicitar aos nossos engenheiros para entrar em contato para obter mais informações e lhe prestar os esclarecimentos. Atenciosamente, Eirich Industrial Ltda.

    • José Carlos Machado disse:

      Boa tarde!
      No prato granulados dois fatores devem ser observados, ângulo de inclinação e rotação os quais variam de acordo com a densidade da matéria prima.
      Matérias primas devem estar em forma de pó bem finos e usar aglomerantes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

62º CBC 7th ICC abceram abividro abravidro agribusiness agritech agro agroindustria agronegócio agronegócios alimenticio alimentos Aproveitamento de resíduos areia de moldagem areia verde argamassa baterias bebidas bndes bndes-finame Cerâmica cerâmica de revestimentos cerâmica-técnica cerâmicos classificação coating cominuição Concreto Congresso Brasileiro de Cerâmica construção coprodutos coronavirus covid-19 descarte de resíduos diatomitos dissolução economia nos custos de produção eirich eirichbrasil EirichGroup embalagens equipamentos equipamentos industriais eventos expomin2016 exposibram2017 farma farmacêutico fertilizante granulado Fertilizantes fertilizantes-npk Fispal 2019 fispal2018 força de trabalho fundição granulação indústria 4.0 industria alimentícia indústria de alimentos indústria vidreira industria-cerâmica insdústria International Congress on Ceramics ISO 22000 ISO 9001 manutenção preventiva materiais de construção meio ambiente metalurgia micropelotização mineração minériodeferro minérios de ferro mistura mistura de fertilizantes mistura intensiva mistura-industrial misturador misturador de alimentos misturador de dissolução misturador de laboratório misturador horizontal misturador para argamassa misturador para fertilizantes misturador para refratários misturador-eirich misturador-industrial misturador-intensivo misturadoras misturadores misturadores industriais misturadorintensivovertical moagem moagem-fina modernização modernização de plantas moinhovertical npk nutrientes pelotização planta industrial plantas industriais processos-de-mistura processos-industriais produção qualidade da areia qualidade do molde químico reciclagem recuperação de resíduos Recursos Humanos redução de custos redução de emissões reduçãodeminérios refratários resíduos resíduos sólidos retrofit revestimentos separação setor de mineração Setor pet siderurgia sinterização tecnologia Tecnologia de Controle Eirich tecnologia de mistura tecnologia-eirich tendências tintas towermill tratamento de superficies vidro vidro oco vidro plano vidro técnico vidros
mostrar todas as tags