O Brasil está posicionado entre os maiores players do mercado mundial de cerâmica de revestimentos e, mesmo em tempos de pandemia, não reduziu tanto a sua produção, por conta das vendas aquecidas para reformas domésticas. Segundo a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) o País ocupa a terceira posição em produção e a segunda em consumo, além de ser o sexto maior exportador.

E o setor está otimista: o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), resultado da pesquisa mensal Sondagem Industrial realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que a indústria da Construção alcançou 54 pontos, registrando a quarta alta consecutiva, com crescimento de 19,2 pontos entre maio e agosto, se situando acima da linha divisória que separa a “confiança” da “falta de confiança”..

Ainda segundo a Anfacer, a produção nacional deve passar de 909 milhões de m2 em 2019 para 935 milhões de m2 em 2020, sendo que 827 milhões de mserão destinados ao mercado interno.

A organização também destaca que os fabricantes brasileiros de cerâmica de revestimentos estão alinhados com a melhor tecnologia disponível do mundo, utilizando dois processos distintos na produção: a via seca e via úmida. Os dois processos são são aplicáveis à tecnologia de mistura intensiva Eirich, com destaque para a exclusiva tecnologia EcoPrep®, que oferece uma preparação econômica e eficiente de grânulos para porcelanato e cerâmica de revestimentos.

Novos formatos

O mercado aponta como grandes tendências no setor de cerâmicas de revestimentos a impressão em alta definição, superfícies em 3D e grandes formatos.

A impressão de alta definição, por exemplo, está permitindo que os fabricantes forneçam aos consumidores revestimentos cerâmicos de alta qualidade que se assemelham a materiais naturais, como tábuas de madeira e mármore. Os produtos ganham a aparência de materiais naturais, reproduzindo os materiais originais com tanta fidelidade que até mesmo os especialistas têm dificuldade em distingui-los.

Já as superfícies tridimensionais, a chamada decoração digital, oferece uma variedade potencialmente ilimitada de soluções gráficas, eliminando toda a repetitividade e dando à cerâmica de revestimentos uma aparência ainda mais natural.

Além disso, os fabricantes estão cada vez mais produzindo cerâmicas de revestimento em formatos maiores e variados, visando atender a demanda por mais “criatividade” nas residências, assim como para facilitar a instalação.

Vantagens das cerâmicas de revestimentos

Segundo especialistas do Sebrae/SC, Estado que abriga diversas empresas fabricantes de cerâmicas de revestimento, o crescente sucesso do produto é baseado principalmente em:

Resistência e durabilidade: o material apresenta interessante relação custo/benefício em razão de sua durabilidade. E alta resistência – variável de acordo com cada produto específico – a manchas, produtos químicos, riscos e batidas.

Beleza, versatilidade e diversidade: há, literalmente, milhares de opções e estilos disponíveis no mercado. Além de agradar inúmeros perfis de clientes, pode ser utilizado em praticamente todos os ambientes de um projeto.

Preço competitivo: com tantas opções, o mercado oferece alternativas para todos os bolsos.

Praticidade e higiene: o produto pode ser antialérgico, de fácil limpeza e instalação.

Disponibilidade: em 2019, existiam no País mais de 60 mil pontos de venda, além de ampla rede de fabricantes com padrões internacionais de qualidade.

O início de todo o processo

Toda essa qualidade no produto final da indústria cerâmica depende do eficiente processamento de matérias-primas e massas cerâmicas. Os misturadores intensivos Eirich, desenvolvidos para todos os tipos de materiais cerâmicos, contam com cuba de mistura rotativa, raspador fixo de fundo/parede e agitador de rotação rápida, montado excentricamente em relação ao centro da cuba de mistura.

Além disso, os misturadores intensivos Eirich são de fácil manutenção, sofrem pouco desgaste e oferecem uma operação segura. Estamos prontos para entregar o misturador ideal para cada necessidade de desempenho, fazendo desde análises no Centro de Testes que vão identificar qual configuração vai otimizar seu processo, passando pela engenharia de planta até o acompanhamento de toda a vida útil do equipamento, que é bem longo – a primeira máquina que foi fabricada no Brasil, em 1970, ainda está na ativa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

62º CBC 7th ICC abceram abividro abravidro agribusiness agritech agro agroindustria agronegócio agronegócios alimenticio alimentos Aproveitamento de resíduos areia de moldagem areia verde argamassa baterias bebidas bndes bndes-finame Cerâmica cerâmica de revestimentos cerâmica-técnica cerâmicos classificação coating cominuição Concreto Congresso Brasileiro de Cerâmica construção coprodutos coronavirus covid-19 descarte de resíduos diatomitos dissolução economia nos custos de produção eirich eirichbrasil EirichGroup embalagens equipamentos equipamentos industriais eventos expomin2016 exposibram2017 farma farmacêutico fertilizante granulado Fertilizantes fertilizantes-npk Fispal 2019 fispal2018 força de trabalho fundição granulação indústria 4.0 industria alimentícia indústria de alimentos indústria vidreira industria-cerâmica insdústria International Congress on Ceramics ISO 22000 ISO 9001 manutenção preventiva materiais de construção meio ambiente metalurgia micropelotização mineração minériodeferro minérios de ferro mistura mistura de fertilizantes mistura intensiva mistura-industrial misturador misturador de alimentos misturador de dissolução misturador de laboratório misturador horizontal misturador para argamassa misturador para fertilizantes misturador para refratários misturador-eirich misturador-industrial misturador-intensivo misturadoras misturadores misturadores industriais misturadorintensivovertical moagem moagem-fina modernização modernização de plantas moinhovertical npk nutrientes pelotização planta industrial plantas industriais processos-de-mistura processos-industriais produção qualidade da areia qualidade do molde químico reciclagem recuperação de resíduos Recursos Humanos redução de custos redução de emissões reduçãodeminérios refratários resíduos resíduos sólidos retrofit revestimentos separação setor de mineração Setor pet siderurgia sinterização tecnologia Tecnologia de Controle Eirich tecnologia de mistura tecnologia-eirich tendências tintas towermill tratamento de superficies vidro vidro oco vidro plano vidro técnico vidros
mostrar todas as tags